Soneda Perfumaria lança ecopontos para logística reversa de embalagens da beleza em São Paulo

A Soneda Perfumaria (https://www.soneda.com.br/), rede de beleza e bem-estar presente em 15 municípios, inaugura no próximo dia 19 de abril a Soneda A Casa da Beleza, a primeira flagship da rede com 1.350 metros quadrados na Avenida Paulista, bem ao lado da sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A abertura da loja também marca a ativação da campanha e o lançamento oficial da parceria com a Reciclo Beleza, empresa que atua na revalorização das embalagens pós consumo de produtos de beleza, perfumaria e cosméticos através da logística reversa e da reciclagem.

De acordo com a gerente de Marketing da Soneda Perfumaria, Rafaela Kamachi, os pontos de descarte de embalagens e produtos de beleza e cosméticos funcionarão, a princípio, na Soneda A Casa da Beleza (Avenida Paulista, 1.405) e na Soneda da Augusta (Rua Augusta, 1670). “O retorno das embalagens de cosméticos tem um processo mais demorado de higienização para o seu reaproveitamento. Como parte da cadeia, também precisamos fazer a nossa parte”, diz Rafaela.

A logística reversa une a busca por sustentabilidade, a governança na adequação à legislação e a redução dos custos relacionados à operação de transporte. Grandes marcas buscam enfrentar o problema dos plásticos na indústria. A L’Oréal se comprometeu a fazer com que 100% de suas embalagens sejam recicláveis ou de base biodegradável até 2030. Já a Unilever, Coty e Beiersdorf se propuseram a garantir que suas embalagens de plástico sejam recicladas, reutilizadas ou compostáveis até 2025.

A Estée Lauder, por sua vez, se comprometeu a garantir que pelo menos 75% de suas embalagens sejam recicláveis, reutilizáveis ou refiláveis até o final do mesmo ano. E a Reciclo Beleza tem como meta, até 2030 ajudar a reduzir em zero o envio de resíduos de beleza, bem-estar, perfumaria e cosméticos para aterros sanitários ou lixões, tendo como balizador os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.