EcoNoroeste e Artesp assinam contrato para administração de 600 quilômetros de rodovias no Interior do Estado de São Paulo

A EcoNoroeste, nova concessão do grupo EcoRodovias, assinou, no dia 12 de abril último, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, SP, contrato para administrar 600 quilômetros de rodovias paulistas.
A cerimônia contou com a presença do Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, do Secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e do Diretor Geral da Artesp, Milton Persoli.

O trecho concedido compreende cinco rodovias, entre elas a Washington Luís (SP-310), importante corredor logístico para transporte de produtos agropecuários e fertilizantes.

Com a formalização do contrato, a empresa assume o compromisso de operar as rodovias e realizar uma série de investimentos ao longo de 30 anos, gerando empregos e desenvolvimento. A estimativa é que sejam aplicados cerca de R$ 13,9 bilhões, dos quais R$ 10 bilhões serão investidos em obras e R$ 3,9 bilhões em serviços operacionais.

O início da operação da EcoNoroeste será em 1º de maio, nos 442 quilômetros que ficam sob administração da Triângulo do Sol até 30 de abril. Em 2025, a empresa passará a administrar outros 158 quilômetros, hoje sob concessão da Tebe.

O trecho completo é formado pelas rodovias:

  • SP-310 (Rodovia Washington Luís), entre São Carlos e Mirassol;
  • SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima), entre Bebedouro e Barretos;
  • SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mario Gentil), entre Sertãozinho e Borborema;
  • SP-323 (Rodovia José Della Vechia/Orlando Chesini Ometto), entre Pirangi e Catanduva;
  • SP-351 (Rodovia Comendador Pedro Monteleone), entre Bebedouro e Catanduva.

Obras e ampliações

A EcoNoroeste realizará diversas melhorias bastante aguardadas no trecho de concessão, entre elas 123 quilômetros de duplicações, 95 quilômetros de faixas adicionais, incluindo a antiga demanda de ampliação na Rodovia Washington Luís (SP-310), entre os municípios de Cedral, São José do Rio Preto e Mirassol. Nos trechos urbanos, serão implantados ou adequados 26 quilômetros de vias marginais (outro pedido frequente da população), além de adequações e implantações de 42 passarelas. Serão construídos ainda 75 quilômetros de ciclovias.

Outro importante investimento beneficia diretamente os usuários de caminhões, que representam 65% do tráfego no trecho: as rodovias vão contar com três Pontos de Parada e Descanso – um novo e outros dois ampliados – em locais estratégicos para que os profissionais possam fazer uma pausa segura em suas jornadas.

Benefícios tarifários

Além da concessão já prever uma redução inicial das tarifas de pedágio atualmente praticadas (em média, 9% de queda), será oferecido um desconto automático de 5% para quem usa o pagamento eletrônico.
Esse desconto de 5% se soma a outro benefício bastante interessante para quem usa as rodovias com maior frequência, o DUF – Desconto Usuário Frequente, que é aplicado a partir da segunda passagem pela mesma praça, no mesmo sentido, dentro do mesmo mês. Os descontos são progressivos até a 30ª passagem e podem chegar até 95% do valor da tarifa. O benefício é válido para veículos de passeio que utilizem tag para pagamento nas pistas automáticas.
Outra novidade para a região é que a EcoNoroeste já inicia a concessão aceitando pagamento das tarifas com cartões de débito e crédito, por aproximação.

Inovações

O “Sistema Automático Livre” de pedagiamento é uma das inovações dessa concessão. As 10 praças que já existem nessa malha serão, gradativamente, desativadas e substituídas por 10 pórticos, o que deve ocorrer entre o 2° e o 7° ano de contrato. O sistema prevê que, ao passar pelos pórticos, a cobrança seja feita por meio dos tags/etiquetas eletrônicas instalados nos veículos, sem a necessidade de paradas ou redução de velocidade. Na prática, esse modelo permite viagens mais rápidas, melhora a fluidez, reduz as chances de acidentes e contribui para o meio ambiente com a redução das emissões de CO².
Entre as medidas de segurança viária, a concessionaria ficará responsável por adotar a metodologia iRap (International Road Assessment Program) com foco na redução de acidentes e de risco de mortes nas rodovias. Também será implantado um serviço de conectividade com o usuário via rede de dados sem fio ao longo das rodovias, conferindo maior segurança viária. Do ponto de vista ambiental, a concessionária assume o compromisso de neutralizar as emissões de carbono relacionadas à operação.