A BBM Logística, um dos principais operadores logísticos rodoviários do Mercosul, anuncia Antonio Wrobleski como o novo presidente do grupo. O executivo também continuará como um dos membros do Conselho de Administração da companhia, que atualmente conta com mais de 5.600 funcionários, mais de 4 mil veículos em operação e aproximadamente 20 milhões de entregas por ano.
Formado em engenharia, com MBA realizado na Universidade de Nova York (NYU), Antonio é referência no setor com 35 anos de experiência, sendo o responsável por criar e popularizar o conceito “operador logístico” — que consiste em planejar, projetar e implementar os processos. É importante destacar, também, que Wrobleski é um dos colunistas do Portal Logweb, onde expõe o seu amplo conhecimento sobre o mundo da logística.
Durante essas três décadas de atuação, o executivo acompanhou de perto todas as quatro ondas do setor, como a vinda das empresas estrangeiras ao Brasil (FedEx, DHL e Ryder), processo de fusões e aquisições dessas companhias, a solidificação do fluxo de materiais e informações sobre o processo logístico e do sistema de gerenciamento de armazenagem (TMS e WMS) e, por fim, a digitalização e a preocupação dos operadores logísticos na implantação de políticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Sua trajetória profissional começou como diretor na DHL Brasil, onde permaneceu por cinco anos, depois de aceitar o convite para ser diretor executivo da Hertz no Brasil. Além disso, se tornou investidor de startups, entre elas, a PathFind, aplicativo de tecnologia para otimização de rotas e planejamento de vendas, onde ingressou como conselheiro em 2018. Com passagem por outras empresas, como a Ryder, entre 1997 e 2008, e da Awro Logística, entre 2008 e 2023, o executivo chegou ao Grupo BBM em agosto de 2015, como conselheiro autônomo até assumir o cargo de presidente este mês.
“Somos um dos maiores operadores logísticos do Brasil e do Mercosul. Isso é resultado dos 27 anos de atuação da BBM, acumulando experiência e credibilidade e, principalmente, o reconhecimento dos clientes pelas entregas e operações às indústrias e consumidores finais”, destaca Wrobleski.
A BBM se consolidou no setor de transporte rodoviário, adquirindo empresas de altíssima reputação como Transeich (2018), Translovato (2019), Translag (2020) e Diálogo (2020), além de ser listada na B3 desde 2019. A companhia fornece soluções logísticas de e-commerce, transporte fracionado, carga geral e internacional, além de operações dedicadas para os segmentos florestal, químico, gases industriais e outros.