eSales lança plataforma com rastreio de entrega para consumidor final

Com o objetivo de oferecer uma solução completa de acompanhamento de transporte dos produtos e serviços dos clientes, a eSales apresenta sua mais nova tecnologia: Next Mile.

A plataforma surge como um serviço complementar ao sistema TMS Entregou, que faz o monitoramento do transporte de produtos B2B – da indústria para o distribuidor, ou para a transportadora, por exemplo. “A partir de agora, nós podemos fazer com que qualquer empresa possa oferecer ao seu cliente final uma experiência de previsibilidade. O sistema nasce para o B2C”, explica o CEO da Next Mile e conselheiro da eSales, Marcelo Vieira. 

Por meio da solução, a empresa envia um SMS com um link para o cliente, em que ele pode rastrear o caminho de chegada do produto adquirido e até entrar em contato com o entregador. O Next Mile também pode ser utilizado de forma independente, por comércios que querem acompanhar a entrega de produtos dentro da cidade ou em municípios próximos.

“O grande ganho é olhar o processo logístico como um todo. Mas o Next Mile é uma solução por si só, assim como o Entregou. Eles podem andar juntos ou separados, de acordo com a dor de cada empresa”, explica o CRO da eSales, Voltér Luís Trein.

O controle do deslocamento é feito por geolocalização e automatiza todo o procedimento. Quando o entregador estiver no local, automaticamente a plataforma já envia a informação de que o produto chegou no destino. O Next Mile também garante que a empresa tenha acesso a dados que confirmam tentativas frustradas de entrega e até à carga de bateria do celular do entregador – já que este foi um dos problemas identificados no processo. 

A tecnologia é capaz de reduzir os custos de entrega entre 30% e 35%, segundo a eSales. E uma das formas é eliminar a etapa de contratação de uma empresa, para se aproximar do prestador de serviços. “Na hora de fazer a gestão de uma companhia de entregas, se paga tributos duas vezes. Mas com o Next Mile, se eu quiser, eu posso trazer o entregador autônomo para dentro do meu processo e gerenciá-lo”, explica Vieira, que destaca esta como uma solução com foco em ESG, quando se oferecem oportunidades para pessoas de comunidades carentes, por exemplo. Apesar de ser um lançamento, o Next Mile já foi contratado por clientes da eSales, monitorando, em média, 150 mil entregas por dia, com picos de 320 mil, na aplicação. Um deles é a TK Elevator, que utiliza a ferramenta para gerenciar a reposição de peças e o deslocamento de técnicos para a manutenção dos elevadores. Ou seja, apesar de ser uma solução focada no rastreamento e gestão da entrega de produtos, também pode ser usada em serviços.