A Softrack, especializada na gestão de frotas de equipamentos de movimentação interna, assinou com a CSM, considerada referência em pontes e pórticos rolantes, termo de aliança/parceria para fabricação de equipamentos com uso de telemetria.
Segundo as empresas, o produto é pioneiro no mercado e o projeto-piloto já teve sua validação concluída em uma multinacional japonesa, fabricante de máquinas pesadas, estando pronto para atender à demanda do mercado interno.
De acordo com Mario Bavaresco Neto, diretor de Inovação da Softrack, o sistema será aplicado na gestão dos equipamentos, trazendo segurança na operação ao atender a legislação vigente, além de proporcionar a gestão completa do equipamento. “Com a telemetria, a CSM ofertará ao mercado um equipamento com inteligência embarcada, ou seja, um equipamento capaz de indicar aos seus gestores os alarmes de segurança e operacionais gerados, possibilitando total controle de quem as utiliza. A tecnologia possibilita apresentar, a qualquer tempo, os checklists realizados”, explica.
Com o uso da telemetria, será possível, por exemplo, controlar o tempo de utilização da forma mais adequada às características de cada equipamento, gerenciar os alarmes de segurança e operacionais, exibir através de relatórios, BIs (Business Intelligence) e algoritmos, os dados mais importantes para as manutenções mais adequadas. “O sistema trará transparência total no uso destes equipamentos. Desenvolvemos uma ponte rolante 4.0, totalmente alinhada à Indústria 4.0”, afirma Bavaresco Neto.
Para a realização do projeto-piloto junto à multinacional japonesa, foi utilizada como base uma das pontes de maior importância na produção. Para realização da POC (Proof of Concept), foram acionadas as equipes de engenharia da CSM e da Softrack, com o apoio da equipe de manutenção da empresa japonesa. Com o resultado muito positivo da POC, a previsão de lançamento do produto no mercado é para o início do segundo semestre.
“O mercado de pontes e pórticos rolantes é muito promissor, pela carência de tecnologia existente para um equipamento tão importante dentro das mais diversas indústrias”, comenta o diretor da Softrack. Carlos Henrique Sguario, diretor comercial da CSM, confirma a boa expectativa para o lançamento do produto. “Há muito tempo o mercado aguarda uma solução customizada, onde o cliente tem acesso aos dados, faz a análise e toma a decisão em tempo real. Iremos atender a expectativa do mercado com uma solução inovadora e nacional”, destaca
A parceria com a Softrack, prossegue Sguario, nasceu seguindo a filosofia de disponibilizar aos clientes inovações tecnológicas em IoT, com o objetivo de proporcionar uma gestão eficaz nas operações e tomada de decisões assertivas.