Os estados da Região Nordeste vêm sendo conectados ao Centro-Oeste – especialmente Mato Grosso – por operações multimodais que envolvem a movimentação de cargas por trens, navios e caminhões.
Contêineres carregados com produtos como sal, agroquímicos, vidros, baterias para veículos e outros saem de indústrias no Nordeste e chegam até o terminal de Rondonópolis, MT, após percorrerem trechos curtos pela rodovia, longas distâncias em navios e trajetos médios pela ferrovia, aproveitando da melhor forma a vocação de cada modal.
A movimentação de cargas pela Brado – considerada referência nacional em serviços de logística multimodal – com essa combinação triplicou entre 2021 e 2022, saltando de 180 para 740 contêineres transportados. O resultado demonstra a competitividade da solução do ponto de vista logístico.
“A geografia e a distribuição da população no Brasil favorecem a combinação desses modais. Os navios percorrem o litoral, que tem maior concentração de indústrias, enquanto os trens e caminhões distribuem a carga para o interior”, diz Pedro Takahashi, especialista de Inteligência de Mercado da empresa. “Além de mais econômicas, a ferrovia e a cabotagem são formas mais eficientes, seguras e sustentáveis de movimentar grandes volumes”, completa.
Operação multimodal
Em geral, essa operação multimodal começa na área portuária, de onde o caminhão sai com o contêiner vazio e vai até a planta do cliente, seja produtor ou indústria. O produto é então carregado e o caminhão volta ao porto para a transferência do contêiner ao navio. Em outros casos, a carga é levada da planta do cliente em caminhões comuns e o cross docking – transferência da carga para o contêiner – é feito na região portuária.
As cargas produzidas nas principais regiões industrializados do Nordeste normalmente são transportadas em contêineres de 40 pés e saem principalmente dos portos de Pecém, CE, Suape, PE, e Salvador, BA. Os navios percorrem a costa brasileira até o Porto de Santos, SP.
De Santos, novamente em caminhões, os contêineres seguem até Cubatão, SP, onde são transferidos para o trem. Percorrem 1.544 quilômetros pela ferrovia e chegam ao terminal da Brado em Rondonópolis, MT. Na última etapa, as cargas são distribuídas por caminhões para as cidades da Região Centro-Oeste.
Logística reversa
No caminho inverso, a operação leva insumos de Mato Grosso para o Nordeste, realimentando o processo de industrialização. “Esse aproveitamento da rota oposta otimiza os ativos e torna a solução mais eficiente”, afirma o gerente comercial da Brado, Thiago Estevam. Conforme o gerente, a intenção da empresa é ampliar a gama de produtos e atender outros mercados. “Um exemplo é a pluma de algodão, que pode sair das algodoeiras de Mato Grosso para abastecer os estados da Região Nordeste. Além de mais competitiva, essa operação garante a regularidade da entrega, considerando a constância dos transportes marítimo e ferroviário”, finaliza Estevam.