MáximaTech atualiza aplicativos para otimizar os controles logísticos

maxMotorista

A MáximaTech, líder em soluções de força de vendas, com 35% de market share no atacado distribuidor, de acordo com o ranking ABAD/Nielsen , anunciou novos recursos dentro suas aplicações desenvolvidas para a cadeia logística. Os aplicativos maxMotorista e maxRoteirizador foram atualizados e ganharam funções que permitem um maior controle de entregas por parte das distribuidoras, além de melhorias na usabilidade.

A atualização do maxRoteirizador permite que a roteirização de entregas seja feita mais rapidamente, levando apenas alguns segundos, a partir de motor próprio para cálculo de rotas. Além disso, o sistema se utiliza de outras fontes para roteirização para garantir sempre alta disponibilidade no processo. A aplicação também passa a contar com um recurso que possibilita que dois ou mais carregamentos distintos sejam unidos, ou separados, para serem enviados pelo mesmo motorista, ou não.

Outra nova funcionalidade do sistema permite a montagem de pedidos de diferentes filiais em uma única pré-carga. Ao final da montagem, o sistema divide automaticamente os carregamentos. O CPO (Chief Product Officer) da MáximaTech, Bruno Simião, explica que esses recursos foram desenvolvidos para otimizar o tempo operacional gasto na montagem de carregamento nas empresas, além de adicionar mais estratégia ao processo.

“As novas funções permitem que as empresas ganhem tempo na montagem de cargas, além de conseguirem vincular os pedidos em um único romaneio, independentemente do número de filiais de que eles sairão. Com isso, é possível fazer mais entregas em um menor tempo”, comenta Simião.

Já o maxMotorista foi atualizado visando melhorar a usabilidade dos gestores e dos motoristas, além de permitir um maior controle das entregas de mercadorias. Com a otimização, os pedidos podem ser sequenciados e conferidos segundo a ordem de entrega, visualizando essa informação diretamente no mapa no aplicativo do motorista. Os novos recursos também permitem ao motorista checar mais detalhes sobre as entregas, de acordo com seus romaneios e informações dos carregamentos, como valor do pedido, volume e peso da carga, foto do canhoto da nota fiscal e reenvio do XML da nota fiscal.

Além disso, para trazer um controle mais efetivo do processo, o maxMotorista passou a fazer a validação da foto do canhoto da nota fiscal, que deve ser enviada pelos entregadores, durante as ações de entrega. Com o novo recurso, as imagens enviadas pelos motoristas passam por uma checagem, que é feita em poucos instantes com o uso de Inteligência Artificial, assegurando que, de fato, é um canhoto para que possa ser armazenado de maneira segura no sistema, gerando relatórios para auditoria, e eliminando a necessidade de guarda do documento fiscal obrigatório em papel.

Outra novidade é a obrigatoriedade da foto de itens devolvidos, que exige que o motorista justifique o motivo da devolução e capture uma imagem para checagem do estado que essas mercadorias estão retornando ao depósito, o que dá transparência e evita problemas entre as partes.

Ainda com intuito de garantir o controle e a segurança das frotas, os entregadores têm a opção de “finalizar o romaneio” no aplicativo quando retornarem com o caminhão para a empresa.

Simião também explica que, para melhorar a experiência do usuário no aplicativo, o maxMotorista ganhou uma nova interface organizada com uma disposição de elementos mais intuitiva. “Nossa ideia é trazer mais segurança e controle para as entregas, além de melhorar a experiência dos usuários dentro da aplicação, levando mais agilidade e facilidade para gerenciar os recursos oferecidos”, finaliza Simião.