Tecnologia KMM a favor da máxima eficiência na manutenção de frotas de grandes transportadoras

Não é novidade que caminhão parado é dinheiro parado. Caminhão parado na beira da estrada por problemas mecânicos então é dinheiro escoando pelo ralo.

Além dos perigos de acidente, colocando em risco a vida do motorista e de outras pessoas, panes em veículos causam diversos transtornos para a transportadora. Primeiramente, a carga chegará com atraso no cliente, o que significa uma piora no relacionamento e, em alguns casos, sansões e multas contratuais.

Outro problema é a segurança da carga. Muitas seguradoras e guinchos não se responsabilizam pelo transporte do veículo carregado. Assim, em caso de problemas na beira da estrada, apenas o cavalo é guinchado, enquanto a carreta permanece no local, muitas vezes sujeita a saques.

A contratação de mão de obra também estará limitada ao local onde o veículo quebrou. Ou seja, será necessária a contratação de um mecânico na beira da estrada para a manutenção corretiva, que em geral sai de 30% a 40% mais cara do que uma preditiva.

Assim, a falta de um controle da manutenção de frota de caminhões pode sair muito caro para a sua empresa, tanto em termos financeiros, como na imagem da transportadora.

Como a gestão da manutenção de frota melhora a sua operação

A frota de caminhões de uma transportadora é um dos seus mais valiosos ativos. Sem os veículos – e motoristas – a carga não tem como ser entregue ao cliente final. Portanto, garantir que os caminhões estejam em perfeitas condições para chegarem em segurança no destino deve ser visto como uma prioridade dos gestores.

A gestão de manutenção de frota visa manter os caminhões em boas condições de uso. Assim, ela se torna não apenas um fator determinante para a segurança. Ela auxilia na redução de custos da operação e no aumento da produtividade dos veículos.

Apesar da sua importância, alguns transportadores enxergam a gestão de manutenção como atividade secundária, se preocupando mais com o faturamento do que com as condições de trafegabilidade dos veículos.

Este tipo de situação acarreta, como vimos anteriormente, em problemas com segurança e custos, além da probabilidade de perda de garantias dos veículos, por falta de manutenções periódicas, conforme as especificações dos fabricantes.

Outro ponto relevante da gestão de manutenção é a previsibilidade de tempo de parada, mão de obra e materiais necessários, além de custos envolvidos.

Dessa forma, uma boa gestão de manutenção auxilia em diversos pontos como aumento na vida útil dos veículos, eficiência operacional, qualidade dos serviços, controle de peças e segurança.

Como implementar a gestão da manutenção de frotas

O primeiro passo para implementar uma gestão de manutenção de frotas na sua transportadora é criar um histórico detalhado de manutenções dos veículos.

Caso este histórico não exista, é necessária uma revisão geral dos itens críticos, como freios, suspensões, compressores de ar e parte elétrica, entre outros elementos essenciais.

A partir deste histórico, deve-se definir as tabelas de manutenções periódicas por quilometragem. Estas tabelas devem levar em conta, tanto as definições dos fabricantes, quanto o nicho da operação e rotas pelas quais o veículo trafega.

Após, essa etapa, deve-se implementar processos de controle de acompanhamento das manutenções, que deve, preferencialmente, ser feito por um software TMS, como o da KMM.

Como o TMS da KMM auxilia na manutenção inteligente de frotas:

O TMS da KMM é um software especializado na gestão de grandes transportadoras, que oferece um módulo de manutenção que atende tanto operações com oficinas internas quanto externas.

Com ele é possível realizar o cadastro e controle de peças em estoque. Assim é possível manter um controle sobre os componentes instalados em cada veículo.  Com isso, é possível realizar cálculos de durabilidade, auxiliando na definição dos melhores fornecedores, por exemplo. Além disso, o TMS é integrado com o ERP, permitindo o monitoramento de custos e a baixa dos itens no estoque.

O sistema também possui a funcionalidade de ficha veicular, que apresenta um histórico completo de todas as manutenções realizadas em determinado veículo. Assim, é possível manter um controle de data, hora e quilometragem de cada serviço, independentemente de sua complexidade, seja troca de lâmpada ou das lonas de freios.  Além disso, a ficha veicular apresenta avisos com as datas das manutenções preventivas programadas, motoristas que já utilizaram o caminhão, a disponibilidade do veículo ao longo do tempo e os pneus montados.

O TMS também apresenta um controle de horas dos profissionais de manutenção, permitindo identificar o tempo necessário para desempenhar cada atividade, assim como os custos envolvidos por homem-hora.

Com os totens de manutenção, os próprios mecânicos recebem as ordens de serviço e informam no sistema as atividades que estão sendo realizadas naquele momento. Assim, os supervisores conseguem acompanhar, em tempo real, quais veículos estão na garagem, os serviços realizados e há quanto tempo o veículo está no box.

Também é possível abrir ordens de serviço pelo próprio checklist do veículo. Assim, ao realizar as checagens de rotina e identificar algum problema, é possível abrir automaticamente a solicitação para a manutenção do veículo e enviar para a aprovação do gestor.

O software também garante que os veículos que necessitam de manutenção não poderão ser utilizados em fretes. Isso porque o software bloqueia a escolha destes caminhões no processo de pré-viagem, impedindo que estes sejam escolhidos para a prestação de serviços até que estejam em condições.

O software TMS da KMM pode ser um parceiro da sua operação, trazendo informações e indicadores que tornam a rotina da sua transportadora muito mais ágil, eficiente e segura.

Saiba mais sobre o TMS da KMM clicando aqui.

Confira o vídeo sobre o Módulo de Manutenção da KMM: KMM News #62: Maximizando a eficiência – manutenção Inteligente para Transportadoras