Esta seção do Portal Logweb disponibiliza este espaço ao ILOG – Instituto Logweb de Logística e Supply Chain para que, na pessoa de sua presidente Valéria Lima, sejam realizadas entrevistas com os principais gestores de empresas de grande relevância no mundo logístico. Segundo Valéria, o objetivo destas entrevistas é que estes gestores entreguem informações relevantes sobre as ações que suas empresas estão oferecendo ao mercado para melhoria geral dos processos em toda a cadeia produtiva brasileira.
Nesta primeira entrevista, Marcel Alessi Soccol, diretor administrativo da DATAFRETE, fala dos principais desafios enfrentados pela indústria na gestão logística do transporte do produto até o consumidor final e também das ações da DATAFRETE. Acompanhe.
Valéria Lima: Quais são os principais fatores que contribuíram para o crescimento de 36% no faturamento da DATAFRETE no primeiro quarter deste ano?
Marcel Alessi Soccol: Alguns fatores enfatizam este crescimento. Aqui podemos destacar algumas mudanças da empresa na gestão e estratégia do time de marketing e do time comercial.
Valéria Lima: Como a estruturação do produto multiplataforma da DATAFRETE tem impactado a satisfação dos clientes e o desempenho da empresa?
Soccol: Hoje, o cliente DATAFRETE faz a gestão da sua cadeia de transporte em uma única plataforma, unificando toda esta operação. O resultado obtido é a padronização da gestão, eficiência operacional e ganho financeiro.
Valéria Lima: Quais são os principais desafios enfrentados pela indústria na gestão logística do transporte do produto até o consumidor final? E como a DATAFRETE aborda esses desafios em sua solução?
Marcel Alessi Soccol: O principal desafio é ter eficiência operacional com um baixo custo de frete. Para que isso seja possível, é imprescindível investir em softwares de gestão que auxiliem nas tomadas de decisão e apoiem a empresa em ações preventivas. Além disso, investir em softwares que sejam flexíveis, permitindo adaptar-se às realidades da empresa e integrar-se as diversas soluções de mercado.
Valéria Lima: Além do monitoramento de transporte, quais são os recursos e funcionalidades oferecidos pela plataforma DATAFRETE para melhorar a eficiência e o controle da operação logística?
Marcel Alessi Soccol: Temos a ferramenta de cotação de frete, que possibilita ao cliente definir qual a melhor opção de frete para cada determinado perfil de carga. Esta ferramenta pode estar conectada a um ERP, força de venda, plataforma e-commerce e marketplace. A DATAFRETE disponibiliza também uma ferramenta de auditoria e conciliação de frete, onde, automaticamente, confere se as cobranças de frete estão de acordo com o que foi negociado. Possuímos também ferramentas que apoiam a expedição, gerando romaneio de embarque, etiquetas e possibilitando realizar a solicitação de coleta. A DATAFRETE disponibiliza uma gama de relatórios e dashboards para análise de resultados da sua operação.
Valéria Lima: Como a empresa tem se preparado para lidar com o crescimento da operação e a vinda de mais profissionais? Quais são os planos de expansão física e contratação de novos colaboradores?
Marcel Alessi Soccol: A DATAFRETE está em constante ascensão e com expectativas de ampliar 57% o quadro de colaboradores para 2023. A empresa vem investindo em gestão, em processos e em pessoas.
Acompanhando este momento, estamos com um novo ambiente, dobrando nosso espaço físico.
Valéria Lima: Quais são os principais segmentos da indústria brasileira que já utilizam o sistema da DATAFRETE? Como a empresa se adapta e atende às necessidades específicas de cada setor?
Marcel Alessi Soccol: Hoje, a DATAFRETE consegue estar presente em qualquer segmento que necessite distribuir sua mercadoria. Evidente que existem segmentos que possuem particularidades, mas a robustez e o tempo de mercado fizeram com que a ferramenta esteja preparada para auxiliar nas demandas de gestão de frete.
Valéria Lima: Quais são as perspectivas de crescimento da DATAFRETE par o restante de 2023? Quais estratégias a empresa pretende adotar para alcançar essas metas?
Marcel Alessi Soccol: Nossa projeção é de crescer o faturamento em 60% comparado a 2022. Para isso, estamos apostando nas nossas novas estratégias de marketing e comercial. Outra aposta que fizemos e já estamos colhendo frutos é a ampliação da nossa gama de serviços, operacionalizando a ferramenta para o cliente e levando as melhores práticas para gestão de frete.
Valéria Lima: Como a tecnologia da DATAFRETE contribui para a sustentabilidade e otimização dos recursos na cadeia logística?
Soccol: Evidente que toda e qualquer digitalização de processo automatiza tarefas e otimiza times. Por conta disso, entendemos que o DATAFRETE faz com que o cliente reduza custos com tarefas rotineiras e permite o ganho em escala do seu negócio de maneira segura e saudável.
Valéria Lima: Quais são os diferenciais competitivos da DATAFRETE em relação a outras empresas do setor? Como a empresa se posiciona no mercado de logística?
Marcel Alessi Soccol: Nossa experiência no mercado faz com que a ferramenta entregue as melhores práticas para gestão de frete e robustez nos processos. Hoje, nossa solução consegue abraçar a gestão do frete de todos os canais de venda, tendo funcionalidades, por exemplo, que atendem o e-commerce e outras que atendem as demandas da indústria. Com isso, nossos clientes não precisam buscar mais de uma solução quando o assunto é gestão de frete.
Valéria Lima: Quais são os planos futuros da empresa em termos de inovação e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para a logística?
Marcel Alessi Soccol: O foco da empresa está voltado em transformar dados em informações, então, estamos buscando aprimorar ainda mais nossa solução para entregar ao cliente final informações que o ajudem nas tomadas de decisão e direcione a sua empresa para os melhores caminhos. Outro foco também são as automações, que deixam o processo mais seguro, ágil e permitem o negócio escalar.