Scania lança gama Plus de caminhões e novos serviços para aquecer o mercado brasileiro

A Scania, empresa líder na transição para um setor de transportes mais sustentável, anuncia novidades para seus clientes. Com abertura de vendas já disponível, chega ao mercado a gama Plus, que complementa a atual linha P8/Euro 6, e traz as opções de 450 e 540 cavalos, as mais recentes potências campeãs de vendas da marca. Outra novidade são os Serviços Scania PRO, em substituição ao PMS, que vai englobar todas as novas soluções de serviços a partir de 16 de junho.

Além disso, o segmento de ônibus começa a dar sinais de retomada das compras, após sofrer os maiores impactos negativos da pandemia. Dentre as vendas, estão exemplos de negócios importantes nos segmentos rodoviário e de turismo. A fabricante também segue firme nas demonstrações com o ônibus movido a gás natural veicular e /ou biometano. Encerrando no final deste mês de maio a passagem por Curitiba (PR), onde obteve excelentes resultados operacionais, o modelo seguirá para Londrina em junho.

“O mercado geral de caminhões e ônibus passa por um período de ajustes. A Scania permanece arduamente trabalhando ainda mais ao lado dos clientes e da rede de concessionárias, para oferecer as soluções mais rentáveis e que garantam o máximo em disponibilidade”, afirma o italiano Simone Montagna, desde fevereiro o novo presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil. “No atual cenário, é importante reforçar que o cliente está sempre em primeiro lugar e pode contar com o apoio do completo leque de soluções financeiras via Scania Banco, Consórcio, Seguradora e, desde novembro, com nosso novo negócio, a Scania Locação.”

“Tudo o que planejamos em 2022 estamos entregando em resultados para nossos clientes. São um sucesso os nossos lançamentos para 2023, a nova linha P8/Euro 6 de caminhões, a gama Super, a Nova Geração de ônibus P8/Euro 6 e as novas linhas P8/Euro 6 de caminhões e ônibus a gás, que reforçam o propósito de elevar o mercado a um patamar de ecossistema sustentável”, diz Montagna. “Temos um custo total de operação imbatível para soluções de transporte e logística com base nos pilares da eficiência energética, combustíveis renováveis, conectividade e digitalização, e transportes inteligentes e seguros.”

Lançamento: novos caminhões Plus
Seguindo a estratégia de lançamento da linha Euro 6, a Scania anuncia a segunda etapa com a apresentação da nova gama Plus. Voltam as potências mais vendidas da fabricante na geração Euro 5, agora com os propulsores Euro 6 e pacotes completos. São três novos modelos: R 450 4×2, R 450 6×2 e R 540 6×4.

“A gama Plus chega para complementar o mix rodoviário. O topo de linha continua sendo o Super, que entrega até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior. E, mantém seu sucesso absoluto. Já vendemos mais de 4 mil unidades Super, e muitos clientes estão superando os 28% de economia”, salienta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil. “A gama Plus atende a um pedido dos clientes por uma solução intermediária ao Super, com um custo de aquisição mais competitivo. Entendemos que havia uma oportunidade, escolhemos as recentes potências campeãs de vendas 450cv e 540cv e adicionamos pacotes completos de segurança e conforto. Cobriremos ainda mais demandas em diversos perfis de operações e de clientes.”

O R 450 Plus oferece 450 cavalos de potência, desenvolve torque de 2.350Nm e duas opções de trações, 4×2 e 6×2, que possibilitam atender uma grande diversidade de operações de transporte. Já o R 540 Plus está equipado com propulsor de 540 cavalos, que garante um torque de 2.700Nm e tração 6×4, ideal para composições de nove eixos. Os motores são Euro 6 de 13 litros e saem de fábrica com freio auxiliar Scania Retarder de 4.100Nm de potência de frenagem, caixa Scania Opticruise GRS905R e freio de exaustão. Os modelos são oferecidos com três pacotes. O Segurança oferece airbag no volante, airbag lateral de cortina (motorista) um item exclusivo da marca, AEB (frenagem de emergência avançada), LDW (aviso de saída de faixa), farol H7 e faróis no teto. Já o Conforto dispõe de cabine Highline, geladeira e multimídia com Bluetooth. Por fim, o pacote Eficiência é composto por defletores laterais e no teto.

Serviços Scania PRO, a nova evolução em disponibilidade
A partir do próximo dia 16 de junho, o Programa de Manutenção Scania, o consagrado PMS, dará lugar aos Serviços Scania PRO, que vão englobar todas as novas soluções de serviços. O Scania PRO chega com o objetivo de ofertar um serviço ainda mais proativo, profissional e personalizado para a frota do cliente rodar mais. Tudo para garantir a máxima disponibilidade.

Os Serviços Scania PRO são fruto de um detalhado projeto feito em conjunto com as sugestões de clientes e da rede de concessionárias, reavaliando processos internos, atualizando necessidades do mercado e antecipando tendências para acompanhar o nível de eficiência da Nova Geração Euro 6. “Com os Serviços Scania PRO, evoluímos nossos serviços para uma nova era de gestão de disponibilidade e transformação de serviços genéricos em soluções ainda mais personalizadas. Esta reorganização completa, com centenas de avanços, que muitas vezes o cliente não vê, fará toda a diferença no dia a dia da agilidade do atendimento nas Casas Scania”, diz Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil. “Os Serviços Scania PRO chegarão para conquistar ainda mais nossos clientes com pacotes exclusivos e muito mais atrativos.”

Os Serviços Scania PRO estão divididos em três categorias e oferecem cobertura estendida para os caminhões zero quilômetro, atendimento prioritário nas oficinas da rede Scania, processos mais ágeis e simples, possibilidade de personalização de acordo com a necessidade do cliente e a novidade de um apoio 24 horas via linha direta 0800, que atenderá aos clientes para as eventuais dúvidas, passará dados sobre os produtos de serviços contratados, vigência das soluções e etc.

A nova modalidade Scania PRO Control oferece manutenção otimizada para a redução de custos, utilizando a exclusiva inteligência dos planos Flexíveis, que proporcionam intervalos entre paradas para manutenção adequados a cada operação, e, consequentemente, maior tempo de rodagem dos caminhões. Na solução, também estão incluídas a cobertura estendida do trem de força até o terceiro ano do veículo e pacote de conectividade Avaliação do Motorista, que, por meio de relatórios no portal My Scania ou pelo Aplicativo Scania Driver, demonstra a pontuação individualizada e entrega recomendações personalizadas a cada condutor para a redução do consumo de combustível, de forma simplificada. As manutenções deverão ser realizadas em qualquer Casa Scania, pelo agendamento, que é realizado pela rede em todo o Brasil.

Os Serviços Scania PRO Personal tem foco na gestão da disponibilidade, com proteção de itens preventivos, três anos de cobertura trem de força e chance de personalização de acordo com as demandas do cliente. Também estão inclusos o Control Tower e pacote de conectividade Avaliação do Motorista. O Control Tower traz a solução que realiza uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania. Ele pode até mesmo ser capaz de identificar, remotamente, se há problemas em algum dos caminhões conectados à torre de controle da Scania. E, age imediatamente na correção para que os veículos retornem à operação o mais rápido possível.

Já o Scania PRO Premium vai oferecer a cobertura mais completa das soluções de serviços da marca no Brasil. Estão incluídos os itens preventivos e corretivos, possibilidade de personalização complementar e quatro anos de cobertura completa. Além da Control Tower, pacote de conectividade Desempenho (o que há de melhor em gestão de frotas no mercado com acompanhamento em tempo real do veículo e da forma de condução de cada motorista), Data Access (que permite ao transportador integrar os dados de conectividade de sua frota diretamente em seus sistemas internos por meio de ‘APIs’ – ferramentas que viabilizam a geração de relatórios customizados da empresa –, integração com sistemas logísticos, de gestão de ativos, entre outros).

Os Serviços Scania PRO estarão disponíveis apenas para novas contratações. Os atuais planos continuam valendo até o encerramento da atual validade. Migrações poderão ser feitas, sem problemas, após o encerramento do acordo vigente.

A Scania é reconhecida pelas inovações em serviços. Desde o lançamento, em 1994, do pioneiro “Acordo de Manutenção”, em 2013 com a criação do PMS e a revolução da conectividade e dos planos flexíveis, respectivamente em 2016 e 2017, a fabricante segue incansável em busca por melhorias. “Quase 30 anos depois do primeiro acordo de manutenção, e com mais de 25 mil contratos ativos, seguimos evoluindo e agora trazendo serviços que vão muito além da manutenção, com mais disponibilidade e rentabilidade para os clientes”, conclui Marcelo Montanha.

Mercado de ônibus volta a se aquecer
Durante a pandemia, especialmente, o mercado de ônibus foi o que mais sofreu na indústria automotiva com as restrições de circulação e a consequente descapitalização dos operadores. “Mas, os bons sinais de retomada estão ocorrendo. A Nova Geração de Ônibus da Scania, equipada com os motores P8/Euro 6, é um sucesso entre os clientes. Estamos oferecendo um custo total de operação muito atrativo e eficiente, com uma superior economia de combustível associada a excelentes propostas de soluções financeiras e de operação”, conta Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil.

Prova desta retomada do interesse e empenho de compras dos clientes são os negócios recentes com as empresas Gontijo, Expresso Nordeste, Guerino Seiscento, Viação Santa Cruz, Viação Boa Esperança, Viação Bueno, Viação Evolução, Top Rio, Santa Maria, União Santa Cruz, dentre outras.

A Viação Santa Cruz, que está prestes a comemorar 65 anos de história, comprou um lote de 33 modelos K 370 4×2 com os novos motores Euro 6, que são mais rentáveis, econômicos e menos poluentes. A nova frota chegará para comemorar a data de uma das mais tradicionais empresas de transporte de passageiros do país. A Santa Cruz misturou sua jornada com o próprio desenvolvimento dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Atualmente, seu foco está cada vez mais voltado para os valores ESG.

Outra importante venda foi para a Guerino Seiscento com 16 chassis do modelo K 410 6×2. Todos terão carroceria com poltronas leito e semileito, de couro, novo design de cores, entrada USB para aparelho celular, cortinas individuais, descansa pés e ar condicionado, entre outras comodidades. A nova frota começará a circular a partir de junho no itinerário de Campo Grande (MS) até São Paulo, passando por Tupã (sede da empresa), Marília, Bauru, Botucatu, dentre outras cidades paulistas. A tradicional operadora, que começou sua história em 1946, atua em âmbito nacional em seis estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Atende 178 cidades. Ao todo, são 35 linhas interestaduais e 25 linhas intermunicipais.