Reconhecimento facial na logística: como a tecnologia possibilita ganho de eficiência nas operações

O ganho de eficiência na logística é um objetivo que acompanha todas as ações dos gestores de frota. No mercado atual, cada vez mais voltado à performance, a tecnologia é um importante recurso para alcançar a meta de tornar o negócio mais produtivo e rentável. Dentro deste cenário, a ferramenta de reconhecimento facial vem desempenhando um papel importante por unir ganho de produtividade ao mesmo tempo em que mitiga fraudes e aumenta o conforto para motoristas.

Ao eliminar a necessidade de cartões de acesso ou senhas, o reconhecimento facial em câmeras embarcadas nos caminhões simplifica e agiliza os processos de entrada e saída, reduzindo o tempo de espera e aumentando a eficiência operacional. Basta a câmera capturar o rosto para identificar o motorista.

No Brasil, as principais empresas de diferentes segmentos vêm adotando essa tecnologia para promover agilidade nos processos. A Trimble Transportation Latam é a companhia que oferece o serviço mais adotado entre os principais players logísticos.

“Pode parecer um ato simples que o motorista fique em um ângulo que a câmera consiga captar. Mas isso tem uma importância grande quando você observa em um contexto amplo. Com esse recurso, você confirma a identidade do motorista, reduz erros por esquecimento de crachá e evita a chance de burlar a ferramenta. Ou seja, em pequenas operações já se ganha muito mais eficiência”, explica Rony Neri, gerente da Trimble Transportation Latam.

Como funciona

O reconhecimento do condutor é feito por meio das soluções de vídeo da Trimble, equipadas com Inteligência Artificial, que são capazes de reconhecer uma série de características do rosto do motorista e comprovar a identidade.

A câmera é do tipo Driver Status Monitoring (DSM), que reconhece o rosto do motorista mesmo em diferentes ângulos e também identifica sinais de fadiga e distrações ao volante.

Para que o motorista seja identificado e autorizado a seguir viagem, a imagem capturada dele é comparada com um banco de imagens do condutor. Quando o índice é de 90% de compatibilidade, ele é autorizado a seguir. Já caso o reconhecimento não chegue a 90%, a empresa recebe a imagem e pode fazer a identificação manual.

O reconhecimento facial melhora a experiência do motorista, que não precisa ficar atrelado à necessidade de estar com o crachá, lembrando senha e nem ficar com um apito sonoro contínuo a cada vez que ele for dar a partida até que digite a senha correta.

“Reconhecimento facial não é apenas uma questão de conveniência. Ele também aprimora muito a segurança e a precisão dos processos logísticos. Com algoritmos avançados e câmeras apropriadas, a identificação facial é extremamente confiável, dificulta qualquer tentativa de fraude e reduz o número de equipamentos que o motorista precisa manusear na cabine, visto que o mesmo produto é responsável por videomonitoramento e identificação de motoristas”, explica Leandro Soares, Coordenador de Desenvolvimento de Software da Trimble Transportation.

Além dos benefícios operacionais, a implementação do reconhecimento facial é uma iniciativa que se alinha com as ações de sustentabilidade das empresas de logística. Ao eliminar a necessidade de cartões físicos ou papéis para anotações de horários dos trajetos, há uma redução do impacto ambiental. Além disso, a automatização dos processos por meio do reconhecimento facial contribui para a redução de erros humanos, evitando retrabalhos e custos adicionais.