As cadeias logísticas globais vêm buscando cada vez mais agilidade e eficiência para transportar desde alimentos até gadgets de última geração através de continentes e oceanos. Mas a falta de integração entre portos, aeroportos e armazéns pelo mundo impede alguns avanços.
Diante disso, foi criado o Terminal Industry Committee 4.0 (TIC 4.0) – com a missão de estabelecer parâmetros mundiais que permitam a expansão da Indústria 4.0 em terminais logísticos –, que acaba de admitir a entrada da Athenas Logistics, único membro da América Latina de tecnologia logística.
Segundo Rogério Magela, CEO da Athenas, a logtech foi selecionada pelos resultados expressivos que a sua plataforma TOS+ vem gerando em portos e armazéns do Brasil. A associação, endossada pela FEPORT (federação europeia de portos privados), tem 46 membros, entre os maiores e melhores terminais do mundo.
Ainda segundo Magela, a entrada no comitê internacional é uma grande oportunidade para debater os resultados já alcançados em todo o mundo e incentivar a adoção massiva de tecnologias inovadoras no setor portuário. No Brasil, por exemplo, o setor portuário movimentou 1,2 bilhão de toneladas em 2022, segundo a ANTAQ – Magela explica que a movimentação portuária poderia ser 25% mais eficiente no país com o avanço da Indústria 4.0.
“Apesar de a Athenas já estar em atuação há mais de 20 anos no mercado portuário brasileiro, com grandes cases provenientes do uso da nossa tecnologia, nosso ingresso no TIC 4.0 gera um alcance internacional para o que estamos fazendo aqui no Brasil. Agora, fazendo parte desse ranking mundial, esperamos liderar ainda mais este segmento no país e solucionar dilemas antigos do setor com a nossa tecnologia. O objetivo é injetar mais inovação, tecnologia e resultados reais para o mercado brasileiro”, afirma Magela.
Impacto da Indústria 4.0 na logística
O custo logístico no Brasil representava, em média, 13,3% do PIB nacional em 2022, segundo estimativa do Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). No caso de produtos mais baratos, como grãos, o custo com transporte pode responder por até metade do preço final do alimento. A adoção de tecnologias que reduzam custos, aumentem a produtividade e agilizem as operações logísticas pode contribuir com o barateamento de diversos itens, desde comida e remédios, até produtos com alto valor agregado.
Para alcançar esta eficiência, o TOS+, único no mercado multicargas, multimodal e multilíngue, atua automatizando e integrando atividades das áreas operacionais e de gestão.
Alguns resultados gerados são:
– Redução do consumo de recursos e de falhas;
– Agilidade nas operações, o que reduz a pegada de carbono, com filas menores de caminhões e navios, e elimina o desperdício de combustíveis;
– Otimização do uso de ativos, como espaços, pessoas, máquinas e tempo;
– Geração e organização de dados precisos, para embasar e simplificar em até 80% a tomada de decisões pelas equipes;
– Centralização de processos em uma única plataforma, maximizado o alcance e o controle das regras de governança corporativa;
– Integração do fluxo de informações entre clientes, despachantes, transportadoras, armadores, o que reduz a burocracia; – Aumento da transparência no tracking de cargas, mitigando riscos de fraudes e ilicitudes.