A CS Porto Aratu – empresa controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar – realizou nesta semana uma operação de grande porte e inédita no Estado. O terminal TGSII no Porto de Aratu recebeu o navio “BBC Dakota” com peças para a primeira planta de hidrogênio verde do país pertencente a Unigel. A Companhia foi responsável por operacionalizar o recebimento dos equipamentos, desde o planejamento, descarga do navio e colocação sobre os veículos transportadores, além de adequar toda infraestrutura local para recepção das peças que em seguida foram transferidas para área do cliente.
Vindo do Porto de Roterdã, na Holanda, a chegada do navio marca a primeira operação de alta complexidade realizada no Porto de Aratu e importante passo para o desenvolvimento de energia limpa na região nordeste. “Estamos felizes em participar de um marco na história do porto e de nosso cliente. A operação foi fruto do empenho e expertise das equipes da CS Porto Aratu e da Unigel que tornaram viáveis o recebimento destes equipamentos que vão impactar na economia local e nacional”, afirma Marcos Tourinho, diretor presidente da CS Porto Aratu.
As peças foram descarregadas no terminal ATU 18, no Porto de Aratu, e nos próximos dias serão transportadas para a área onde será instalada a planta da Unigel, no Polo Petroquímico de Camaçari/BA.
Com um ano de operação no local, a CS Porto Aratu investiu mais de R$ 70 milhões em obras de melhorias e modernização nos terminais ATU-12 e ATU-18 do Porto de Aratu (BA). A companhia assumiu a gestão efetiva dos terminais em junho de 2022 e prevê até 2025 investir mais de R$ 700 milhões, além de gerar 200 novas vagas de emprego no local.