IFOY AWARD 2023: “Oscar da Intralogística” premia seis empresas por inovações

Foi realizada na noite do dia 22 de junho último, no Dortmunder U.Ismaning, perto de Munique/Dortmund, na Alemanha, a cerimônia de entrega do IFOY AWARD 2023. O Prêmio Internacional de Intralogística e Empilhadeira do Ano (IFOY), realizado sob o patrocínio do Dr. Robert Habeck, Ministro Federal de Economia e Proteção Climática da Alemanha, é conhecido mundialmente.

O IFOY AWARD homenageia os produtos e soluções de intralogística mais inovadores do ano. Estabeleceu-se como um indicador de custo-benefício e inovação e é considerado o prêmio de inovação internacional de destaque em intralogística devido ao seu conhecimento técnico. A base da decisão é a auditoria em três etapas – consistindo no protocolo de teste IFOY que compreende cerca de 80 critérios, o IFOY Innovation Check científico e o teste do júri. O fator decisivo é que os indicados não sejam comparados entre si, mas sim com seus aparelhos concorrentes no mercado.

Vale destacar que a Logweb é a única jurada das Américas. 

Ganhadores

Agilox, Crown, DS Automotion, Hunic e Still receberam, cada uma, um dos cobiçados prêmios de intralogística, enquanto a Jungheinrich venceu em duas categorias.

O IFOY AWARD na categoria “Automated Guided Vehicle (AGV/AMR)” foi ganho pela Agilox com o Agilox ODM. O dolly, que se move de modo omnidirecional, é um robô de logística inteligente para transporte de cargas pequenas.

A vencedora na categoria “Warehouse Truck highlifter” foi a Crown com a selecionadora de pedidos completamente redesenhada tem alcance de 11,2 metros e capacidade de carga de até 1,25 tonelada SP 1500.

Na categoria “Software Intralogístico”, a DS Automotion levou para casa um troféu pelo seu software Arcos, para veículos. A TI torna possível pela primeira vez ter frotas AGV e AMR dirigindo com base em zona variável entre orientação de faixa fixa, orientação de faixa com prevenção flexível, bem como navegação livre com um único software de veículo flexível (autonomia programável).

Um total de cinco jovens empresas concorreram a um prêmio na categoria “Startup do ano” deste ano. Na disputa acirrada, o Hunic convenceu os jurados na final com o SoftExo Lift. O exoesqueleto passivo é um auxiliar de levantamento e transporte extremamente leve, mas eficaz. Trabalhadores qualificados são apoiados por até 21 por cento ao levantar e transportar cargas. O corpo é aliviado em até 50 por cento. Além disso, movimentos incorretos são apontados ao usuário.

A Jungheinrich venceu na categoria “Especial do Ano” com sua “câmera garfo addVIEW”. A câmera totalmente digital com leitura de código de barras reduz os erros de armazenamento e recuperação. Evita mercadorias registradas incorretamente ou locais de armazenamento no WMS e, portanto, tempos de busca não planejados, devoluções ou perda de mercadorias.

A Jungheinrich também levou para casa um segundo troféu com o PowerCube, na categoria “Robô de Intralogística”. Neste sistema de armazenamento compacto e automatizado, flexível, rápido e eficiente, o acesso é possível por baixo, permitindo uma manutenção mais fácil e alturas de teto variáveis.

O fornecedor de intralogística STILL ganhou um dos cobiçados prêmios para a transpaleteira para operador a pé EXH 16 na categoria “Empilhadeiras para armazém”. O modelo faz parte da série EXH 14-20 Plus – elevadores guiados manualmente e derivados com elevação adicional para aplicações de separação de pedidos.

Veja todos os indicados ao IFOY AWARD 2023 em:

https://vime.logweb.com.br/vinte-e-cinco-solucoes-sao-finalistas-do-ifoy-award-2023-o-oscar-da-intralogistica-logweb-e-jurada/

Lembrando, ainda, que a edição 233, maio/junho 2023, da revista Logweb trará a cobertura completa da premiação.

Veja o vídeo com lances da premiação em: https://www.ifoy.org/ifoy-2023/ifoy-award-night-2023