RIOgaleão entrega prêmio a empresas com melhor desempenho logístico no ano passado, em 12 categorias

No 7º Prêmio de Eficiência Logística (PEL), o RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim prestigiou as empresas que se destacaram por sua performance no Terminal de Cargas em 2022. A cerimônia ocorreu em 22 de junho, no Copacabana Palace, na cidade do Rio de Janeiro, e contou com o apoio da Firjan, além de comemorar também o Dia do Aeroviário. A Logweb participou do evento, que foi conduzido pelo jornalista Alex Escobar.

A premiação reconheceu 12 setores de mercado, incluindo Automotivo Transporte Terrestre, Instrumentos e Equipamentos Médicos, Farmacêutico, Metal Mecânico e Petróleo & Gás (operações e serviços). Cada empresa vencedora indicou um parceiro nas categorias de agente de cargas, despachante aduaneiro e transportador rodoviário, que também foram homenageados, destacando a importância de toda a cadeia logística no processo.

Assim como na edição anterior, o PEL 2022 premiou também seis destaques nas categorias Melhor Companhia Aérea, Importador, Exportador, Agente de Cargas, Despachante Aduaneiro e Transportador Rodoviário.

Neste ano, houve um crescimento de 10% no total de empresas participantes em relação a 2022, alcançando um número de 562 participantes.

Destaques para GE e Globo

A grande homenageada da noite foi a GE Celma, maior empresa do mundo de manutenção de turbinas de aeronaves localizada em Petrópolis, RJ, que é um case de sucesso na operação junto ao RIOgaleão. Além disso, suas bases de funcionamento no Rio de Janeiro são referências internacionais no setor de aviação.

“Nesses 25 anos do nosso Terminal de Cargas, entendemos que quanto mais eficiente fôssemos, mais eficientes nossos clientes seriam e mais negócios poderíamos gerar. Esse trabalho técnico e detalhado permitiu, por exemplo, que a GE Celma desembaraçasse 387 motores só em 2022 no RIOgaleão, um recorde histórico para a empresa.  Esse resultado fez com que a companhia aumentasse sua competitividade em relação a outras oficinas pelo mundo, obtendo reconhecimento da GE Global”, declarou Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo.

Entre as empresas ganhadoras, a TV Globo se destacou no segmento de Tecnologia como a mais eficiente em 2022. Seus processos aduaneiros e de liberação de cargas tiveram os menores tempos entre as empresas de todos os segmentos, sendo que em agosto o tempo médio de operação bateu o recorde de 6h54 minutos. No período, a companhia importou cargas como plataformas de sincronização de tempo e frequência, monitores, lentes, cabos e carregadores de bateria de lítio.

Motor da economia

Na abertura do evento, o diretor de Negócios Aéreos do RIOgaleão, Patrick Fehring, disse que o aeroporto retomou 80% da sua malha internacional em 2022 e os fretes aéreos caíram expressivamente, estimulando as importações e exportações. “Atingimos a marca de US$ 10 bilhões de importações pelo Teca, o que representa até 25% da entrada de produtos no Estado do Rio. Isso mostra como o RIOgaleão é um verdadeiro motor da economia da região”, ressaltou. (Clique no link e veja o vídeo com o Patrick no Reels do Instagram da Logweb sobre a importância do prêmio.)

Segundo Alexandre Monteiro, CEO do RIOgaleão, o PEL mostra a relevância do RIOgaleão para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. “Esse evento sempre me emociona, pois mostra o desenvolvimento desse equipamento que temos a honra de cuidar desde 2014. Estamos olhando para frente com uma malha mais conectada. Não somos apenas um lugar de chegada e partida de passageiros, somos também um local de chegadas e partidas de cargas”, disse.

Novo galpão não alfandegado de 20.000 m²

Em julho, o Aeroporto RIOgaleão passará a contar com um novo galpão não alfandegado, visando atender a demanda crescente por operações logísticas. Com uma área total de 20.000 m² e dividido em 8 módulos, o espaço é focado em clientes do aeroporto que possuem negócios relacionados à importação e exportação, especialmente voltados para operações de last mile.

Fehring destacou a importância da localização privilegiada do aeroporto, próximo à cidade. “Quando você reduz custos e tempo, diminui também os riscos da cadeia logística”, afirmou.

Empresas do setor de e-commerce, farmacêutico e aviação, que realizam a manutenção e armazenagem de peças, são alguns dos possíveis interessados. Além disso, o segmento de exportação de óleo e gás também poderia utilizar os armazéns, otimizando suas operações dentro do aeroporto.

As atividades podem incluir picking e cross-docking ou operações mais complexas. Segundo Fehring, o galpão é flexível e pode ser adaptado de acordo com as demandas específicas de cada usuário. “Um dos clientes do RIOGaleão Log, por exemplo, criou uma câmara fria para atender às necessidades de sua carga. A climatização de todo o ambiente também é possível, dependendo do tipo de carga que será operada no local”, explicou.

O complexo do RIOgaleão conta atualmente com galpões para importação, exportação e cargas domésticas, além do RioGaleão Log. O investimento para a construção do novo galpão foi realizado pela Hire Capital. O anúncio foi feito durante a cerimônia da entrega do PEL.