Scania adota solução de e-procurement da Nimbi e permite aos usuários mais autonomia e agilidade

A Scania anuncia a implementação da plataforma de Compras Gerais desenvolvida pela Nimbi, empresa especializada em soluções de tecnologia. Batizada de SPP (Scania Procurement Portal, a solução faz parte da estratégia de digitalização da área de compras e permitirá aos usuários mais autonomia, agilidade e confiança durante a realização de seu trabalho.

A escolha da ferramenta envolveu um processo de seleção com diversos fornecedores. A Scania optou pela Nimbi por ser uma empresa que já atua em diversos segmentos e que é capaz de atender plenamente todas as necessidades do usuário comprador.

Para a introdução do APP, a área de compras contou com o apoio de um grupo-piloto de diversas áreas da Scania que contribuiu com o processo de set-up da plataforma, considerado fundamental para entender a funcionalidade, a operação e a conexão do sistema com as demais aplicações da Scania.

Ao longo de seis meses, 12 colaboradores de diversas áreas da companhia se envolveram na migração, nos ajustes do sistema e participaram dos testes de interface entre a solução antiga e a atual.

O SPP será implantado ao longo de quatro fases – atualmente, o projeto se encontra na segunda fase e funciona paralelamente com a solução de compras adotada até então. Conforme revela Alex Roldan, gerente de compras gerais da Scania, o portal em formato de e-commerce se assemelha aos ambientes de compras online aos quais o usuário está habituado, como os marketplaces, o que vai facilitar a rotina da equipe.

“O objetivo da plataforma é proporcionar uma nova experiência aos usuários. Por isso, nesse projeto, buscamos identificar ferramentas de marketplace na nova plataforma que proporcionassem uma vivência similar às que temos em compras particulares, sendo um ambiente mais amigável, intuitivo e ágil na solicitação de um item ou serviço”, detalha o executivo da Scania. Dentro da solução, o profissional de compras poderá encontrar itens como folha de papel sulfite, post it, canetas, grampeador e muitas outras opções para aquisição.

Roldan destaca que os compradores também terão benefícios no dia a dia, já que o novo ambiente introduziu processos customizados e adequados à complexidade de cada sourcing, desde a automação na negociação de itens menores até um ambiente mais eficiente para compras estratégicas.

Para o executivo, a ferramenta de e-procurement desenvolvida pela Nimbi permitirá maior eficiência nos processos, otimização do tempo e melhor interface entre usuário e comprador. Além disso, os recursos visuais proporcionam agilidade nas buscas, confiança nas escolhas e maior autonomia para o usuário.

“O SPP permite realizar compras em até 10 cliques de forma intuitiva e precisa. A execução do processo é tão natural que dispensa tutorial. Além disso, o usuário terá acesso a consultas de centenas de categorias e catálogos, tendo acesso a uma gama completa de ítens”, finaliza o gerente de compras.