Jadlog consolida 900 pontos de coletas e entregas de encomendas do e-commerce só na Região Metropolitana de São Paulo

Ponto Pickup da Jadlog – foto de divulgação

Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do comércio eletrônico, consolidou a maior rede de locais de retirada e postagens de encomendas da região metropolitana de São Paulo, com mais de 900 pontos comerciais parceiros de bairro em operação. Essa capilaridade é três vezes maior do que a dos Correios, que possui cerca de 300 agências na mesma região.

Nos 900 pontos comerciais parceiros em São Paulo, também conhecidos como pontos Pickup da Jadlog, os compradores do varejo on-line e os vendedores de marketplaces conseguem retirar e postar produtos adquiridos ou vendidos pela internet, sejam em franquias da Jadlog, cafés, lojas de acessórios para eletrônicos, floriculturas e mercados, entre outros estabelecimentos situados próximos da residência ou do local de trabalho do consumidor.

“O modelo de operação do Pickup ganha cada vez mais relevância na logística do e-commerce devido à grande disponibilidade de locais de retiradas e postagens de encomendas. São estabelecimentos de bairro facilmente acessados devido à sua capilaridade e flexibilidade de horário”, explica o diretor das Soluções OOH (Out Of Home, fora de casa na tradução para o português) da Jadlog, Diogo Inoue.

O Pickup, a solução OOH (Out of Home) da Jadlog, é uma alternativa aos modais de entrega padrão e alivia a grande demanda atual de entregas na última milha. As lojas on-line podem deixar as encomendas em locais convenientes e seguros, escolhidos pelos clientes para a retirada das compras, reduzindo o insucesso de entregas, pois muitas pessoas não podem receber produtos em casa.

A rede de 900 pontos na região metropolitana de São Paulo agrega flexibilidade e conveniência às entregas, beneficiando vendedores e compradores do e-commerce, pois os custos logísticos são até 20% menores, quando comparados com as entregas porta a porta. Desta maneira, os embarcadores conseguem subsidiar com mais facilidade o frete grátis, ganhando em competitividade e em mais conversões de vendas em sua loja on-line.

“A rede Pickup tem um papel muito importante para alavancar o e-commerce, considerando que o consumidor exige mais opções de entregas e preços de fretes mais baixos para concluir seus pedidos e não abandonar os carrinhos de compra on-line”, afirma Diogo Inoue.

Relevância para a Logística Reversa e Sustentabilidade

A rede consegue, inclusive, oferecer uma boa política de devoluções e trocas de produtos. A logística reversa é outro ponto relevante na decisão de compra, de modo que o Pickup da Jadlog é altamente habilitado para atender essa demanda, através da funcionalidade de postagem drop off. Nesta funcionalidade, aproxima o comprador do local de postagem, reduz o custo do envio e agiliza o atendimento, com menos filas do que em um serviço postal tradicional.

Adicionalmente, a rede Pickup transfere sustentabilidade à logística, já que, ao consolidar as entregas e coletas, promove uma redução no número de veículos em circulação nos grandes centros urbanos. Uma quantidade menor de veículos e menos paradas por veículo representam melhorias no trânsito, reduções das emissões de CO2 e da poluição sonora.

Até os lojistas proprietários dos 900 pontos parceiros da rede Pickup na Região Metropolitana de São Paulo saem ganhando, pois a retirada e o envio de encomendas atraem mais pessoas aos estabelecimentos, e há um consequente aumento de vendas dos itens originais das lojas. Isso movimenta a economia no bairro, gera mais empregos e garante a manutenção do comércio local.

A Jadlog foi a pioneira na implementação do modelo em grande escala no Brasil, em 2018, importando a solução de sua controladora, a Geopost, que já tem esse modelo consolidado na Europa.