Reforçando logística nacional, Fumacense Alimentos terceiriza Centro de Distribuição em SP

Com o intuito de reforçar sua logística nacional, a Fumacense Alimentos – considerada referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, com as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais – passou a contar com o suporte de um Centro de Distribuição em Guarulhos, SP.

O foco de atuação no espaço é para os produtos da RisoVita, dado que a maior parcela do público consumidor dos produtos da marca de saudabilidade da indústria cerealista se encontra no Sudeste do país.

A decisão em investir na terceirização do serviço se deu por conta da necessidade de agilizar o prazo de entrega para a localidade, fator que impactará diretamente na competitividade da marca no mercado. Ao descentralizar o estoque da matriz, localizada em Morro da Fumaça, SC, a empresa deixa de operar com fretes fracionados e diminuirá consideravelmente o lead time entre receber o pedido e levá-lo até o destinatário.

Por passar a contar com o Centro de Distribuição no Estado paulista, conforme conta o gerente de logística, Anderson Malisky, o prazo de entrega, que antes era de sete dias, passa a ser reduzido para, no máximo, três. “No caso de clientes instalados na capital e Região Metropolitana, no dia seguinte ao pedido, o produto já estará disponível, enquanto para um raio de até 200 km, o transporte será realizado em 48h. Por fim, a Baixada Santista, o Litoral Norte e as demais cidades com uma distância superior a 200 km do CD, ficam com o limite maior, de 72h”, explica Malisky.

Escolha do CD

Até chegar à definição do Operador Logístico, a indústria cerealista realizou uma pesquisa e análise minuciosa, com visitações in loco para avaliar aquele que mais se encaixava com as políticas de qualidade elencadas pelo negócio. Por mais que o CD esteja sendo abastecido desde meados de maio e tenha iniciado as operações em junho, a prospecção iniciou em novembro do ano passado.

“O nosso produto é de qualidade e, ainda, atende uma demanda latente de determinado nicho de mercado. Com a chegada do CD, avalio que estamos mais próximos do centro do consumidor e, também, teremos uma melhoria significativa no serviço. A junção desses dois pontos, com toda certeza, favorecerá as negociações”, destaca o gerente de logística.

Estoque e manuseio adequados

Mesmo com o estoque fora da matriz, o cuidado com o armazenamento não será deixado de lado. Além do Operador Logístico possuir um controle atualizado dos pedidos, o layout e a estrutura são adequados para estocarem os alimentos produzidos pela marca RisoVita. Atualmente, a indústria catarinense possui 50 posições-palete no Operador Logístico, volume equivalente a 70 mil litros ou quilos. A quantidade foi escolhida de modo que o giro seja maior, visando a otimização de custo. No entanto, caso esteja em uma frequência muito elevada, tem-se a possibilidade de aumentar a área contratada.