Auttom entrega armazém inteligente para a Pettenati, indústria têxtil

A Auttom, empresa da Randoncorp especializada no segmento de tecnologia industrial, acaba de entregar, oficialmente, à Pettenati, indústria têxtil sediada em Caxias do Sul, RS, uma solução de gerenciamento automatizado de estoque integrada à inteligência de dados, com grande impacto na segurança das operações e redução de custos.

Foto: Ismaele Ribeiro

O sistema – chamado de armazém inteligente – prevê o mapeamento prévio integral da cadeia logística para a identificação de falhas e oportunidades de melhoria. O manuseio e a separação dos materiais no estoque também ocorrem por sistemas robotizados e toda a operação é monitorada de forma remota pelo cliente, por meio de câmeras de vídeo esensores instalados em cada estágio logístico. Além disso, não há interface humana no processo de manuseio e transporte de materiais, o que elimina riscos de acidentes. O armazém inteligente também minimiza erros logísticos e otimiza o tempo de entregas, com ganhos diretos na competitividade do negócio.

“Com investimento de R$ 18 milhões, o projeto do Armazém Inteligente impulsiona a Pettenati rumo ao nosso propósito de liderar a inovação têxtil global”, explica Ricardo Pettenati, CEO da Pettenati. Segundo ele, os benefícios alcançados com a solução da Auttom são expressivos, com previsão de aumento de 45% na produtividade da expedição e redução significativa de 70% nos custos de fretes entre as unidades, otimizando espaço físico, energia, consumo de combustível e reduzindo emissões atmosféricas e os riscos ergonômicos operacionais dos colaboradores.

“A solução inovadora de intralogística desenvolvida pela Auttom foi customizada para o gerenciamento da movimentação, armazenamento e expedição, utilizando automação, inteligência artificial e robótica, alinhadas com a nossa filosofia de gestão Lean Manufacturing”, pontua Pettenati.

Smart manufacturing

O sistema desenvolvido pela Auttom faz parte do portfólio de soluções avançadas de smart manufacturing, aplicadas para garantir eficiência na movimentação de cargas em todas as etapas de logística interna, desde o recebimento, passando pela inspeção e separação, até a expedição de produtos.

A unidade também investe no desenvolvimento de projetos complementares à cadeia. Um deles é o robô AMR (Autonomous Mobile Robot), que também será entregue à Pettenati. Evolução do AGV, veículo autoguiado mais conhecido na indústria brasileira, o AMR consegue se movimentar com absoluta autonomia pelos corredores das fábricas e não necessita de trilhos ou fitas magnéticas para se guiar. A versão desenvolvida pela Auttom tem capacidade de carga de 1,5 tonelada.

Outra solução de inteligência logística lançada pela Auttom é o chamado Sistema de Carregamento Robotizado de Trailer, desenvolvido inicialmente para a Electrolux, mas adaptável à logística de outras empresas. No sistema, o robô movimenta a mercadoria desde a área de expedição e a posiciona dentro do veículo para transporte final ao cliente, respeitando etapas como identificação e posicionamento do produto, conforme plano de carga.