Rastreamento híbrido: conectividade via satélite e por celular garantem eficiência operacional, redução de custos e maior segurança no transporte de cargas

Para o monitoramento de cargas em locais de difícil acesso é necessário o uso da conectividade via satélite, já que nestas áreas não há sinal de celular por Wi-fi. E nestes casos, em especial empresas de grande porte do setor de logística, o ideal é a implementação de uma solução híbrida de rastreamento de ativos, para controlar a extensa frota de veículos e contêineres em todo o país.

E uma das companhias que oferece esse tipo de serviço é a Geoforce Brasil, considerada líder global no fornecimento de soluções resistentes de rastreamento e monitoramento de ativos baseadas em satélite e celular em diferentes mercados.  

“Essa solução pode ser aplicada para monitoramento da frota de ativos por meio de dispositivos de rastreamento híbridos, capazes de alternar entre a conectividade via satélite e celular, dependendo da localização e das necessidades específicas de cada ativo. Para as áreas urbanas e de alta densidade de redes celulares, pode-se utilizar a conectividade celular, aproveitando as vantagens da velocidade de transferência de dados e dos planos ilimitados. Já para as operações em áreas remotas e oceânicas, a conectividade via satélite pode ser automaticamente ativada, garantindo uma cobertura global e precisão na localização dos ativos, mesmo em locais isolados”, explica André Chaboudet, Gerente Geral da Geoforce no Brasil.

Sobre a cobertura via satélite, o empresário sinaliza uma grande vantagem, no caso de falhas na comunicação em áreas remotas: nenhum ativo fica fora do radar, independente de sua localização. Desta forma é possível, por exemplo, melhorar a segurança e prevenção contra roubos e extravios, garantindo a integridade do que é transportado, assim como a redução de atrasos e otimização da roteirização dos transportes.