O primeiro navio porta-contêineres do mundo movido a metanol terá o nome “Laura Mærsk”, revelou a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em uma cerimônia em Copenhage, na última quinta-feira, 14.
O nome foi revelado no porto de Copenhague, na quinta-feira, durante uma cerimônia, quando a madrinha do navio, a presidente von der Leyen, batizou a embarcação quebrando uma garrafa de champanhe na proa. Além da madrinha, o presidente da Maersk, Robert Uggla, e o CEO da Maersk, Vincent Clerc, também falaram na cerimônia.
“Laura Mærsk é um marco histórico para o transporte marítimo em todo o mundo. Mostra o espírito empreendedor que caracteriza a Maersk desde a fundação da empresa. No entanto, mais importante ainda, este navio é uma prova muito real de que quando nós, como indústria, nos unimos através de esforços e parcerias intencionais, surge um caminho tangível e optimista para um futuro sustentável. Este novo navio verde é o avanço que precisávamos, mas ainda temos um longo caminho a percorrer antes de chegarmos a zero”, afirma o CEO Vincent Clerc.
“Laura” é um nome de muito orgulho para a Maersk profundamente enraizado em alguns dos primeiros marcos inovadores da empresa. Quando o capitão Peter Maersk Moller comprou seu primeiro navio a vapor em 1886, ele o chamou de “Laura”. Com a sua máquina a vapor, “Laura” foi um produto da segunda revolução industrial, tornando significativo o seu impacto na indústria naval.
Além disso, “Laura” foi a primeira embarcação a usar a estrela branca de sete pontas sobre fundo azul claro. Este símbolo mais tarde se tornaria o logotipo da AP Moller – Maersk.
A Maersk tem uma meta ambiciosa para 2040 de atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa e pretende transportar um mínimo de 25% da carga oceânica usando combustíveis verdes até 2030. O navio alimentador de 2.100 TEUs (equivalente a vinte pés) é um passo importante em direção ao objetivo de longo prazo de renovar gradualmente toda a frota da Maersk para operar exclusivamente com combustíveis verdes. A Maersk tem mais 24 navios de metanol encomendados para entrega entre 2024 e 2027 e uma política de encomendar apenas novos navios que venham com uma opção de combustível verde.
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