J&T Express lança programa para jovens aprendizes na região nordeste, com foco em diversidade e inclusão

J&T Express, empresa global de serviços logísticos integrados, anunciou o lançamento do programa “Geração J”, voltado para a ampliação do acesso ao mercado de trabalho por jovens aprendizes, nos estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O objetivo da iniciativa é fomentar a diversidade, a inclusão e a igualdade de oportunidades na companhia, além de proporcionar aos participantes uma formação completa, a partir de uma abordagem inovadora das atividades do setor de logística e transportes.

Segundo Carlos Eduardo Botelho, Gerente de Recursos Humanos das três filiais da J&T Express que integram o programa, o “Geração J” é uma iniciativa que pretende contribuir não só para o desenvolvimento profissional dos jovens aprendizes, mas também para o cumprimento do papel social da transportadora na região nordeste, em conformidade com as cotas legais de contratação dessa modalidade de trabalho.

“Por meio do nosso programa, procuramos oferecer aos jovens aprendizes uma experiência de formação capaz de englobar tanto aspectos profissionais quanto sociais. Nesse sentido, buscamos desenvolver não só as competências práticas e os conhecimentos teóricos necessários para o bom desempenho das atividades diárias, mas também estimular a autoconfiança e a autonomia dos participantes, com o intuito de torná-los protagonistas de seu próprio crescimento dentro da empresa”, detalha o executivo.

Já para Fabiana Malafaia, analista de Recursos Humanos da J&T Express e responsável pela implantação da iniciativa nas filias de Pernambuco, Alagoas e Sergipe, “o projeto é parte do compromisso da transportadora com a promoção dos pilares de inclusão e diversidade, com foco em garantir acessibilidade e oferecer oportunidades mais igualitárias aos jovens que desejam ingressar no mercado de logística brasileiro”.

Processo seletivo

A captação de aprendizes para o programa “Geração J” dará prioridade a candidaturas de pessoas com deficiência (PCDs) e também analisará currículos cadastrados nos bancos de talentos da ONG Junior Achievement Brasil e da plataforma Gupy. Os processos seletivos serão amplamente divulgados pelos perfis da J&T Express no LinkedIn e nas plataformas Gupy, Catho e Infojobs.

Os interessados em integrar o programa devem estar matriculados, com frequência regular comprovada, em uma instituição de ensino e ter entre 18 e 23 anos de idade (exceto no caso de candidaturas de PCDs, para as quais não há limite etário exigido). Os candidatos também devem possuir documentação completa e regularizada, incluindo Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de escolaridade e certidão de nascimento, além de laudo médico, caso possuam alguma deficiência.

A jornada de trabalho do aprendiz na J&T Express será de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais, destinadas a atividades práticas e teóricas, realizadas pela manhã ou à tarde. O programa tem duração de 12 meses e os participantes devem comparecer regularmente às aulas e demais atividades desenvolvidas pelo Centro de Formação Profissional das instituições vinculadas aos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SEST e SENAT), além de cumprir o regimento e as normas de conduta internas, sempre zelando pela assiduidade, pontualidade e postura ética, e realizando a avaliação semestral do programa.

Vale ressaltar que os participantes que apresentarem ótimos resultados em suas avaliações, além de desempenho exemplar, poderão ser contratados pela filial onde estiveram alocados e, com isso, assumir um cargo efetivo nas áreas frequentadas durante seu período de formação.

“Acreditamos no potencial dos jovens aprendizes e, por isso, queremos que todos eles se sintam capazes de assumir novas responsabilidades e estimulados a fazer a diferença em seus respectivos campos de atuação. Nosso desejo é que cada participante do ‘Geração J’ se torne um agente de transformação, apto a propor novas ideias e soluções para a empresa”, finaliza Carlos Eduardo Botelho, Gerente de RH para as filiais da J&T Express em Pernambuco, Alagoas e Sergipe.