Mais digital do que nunca, PMEs se preparam para as entregas da Black Friday 2023

A Black Friday, evento anual de vendas no calendário varejista nacional, está cada vez mais próxima. Enquanto a data em 2022 faturou cerca de R$3,1 bilhões em vendas, as projeções de faturamento para este ano superam a última edição do evento. 

De acordo com estudo realizado pela Méliuz, 62% dos consumidores pretendem comprar mais e aproveitar os descontos do que no ano anterior. O levantamento também aponta os e-commerces como a opção de compra de 98% dos entrevistados.

Neste cenário, pequenas e médias empresas (PMEs) têm a oportunidade de aumentar as vendas e fidelizar novos clientes. Mas, para viabilizar os bons resultados, os varejistas devem adotar estratégias que garantam uma boa experiência ao consumidor. 

Entre os principais desafios do momento atual, está a infraestrutura do negócio para suportar o aumento da demanda e a entrega dos produtos adquiridos dentro do prazo e em perfeitas condições.

Para Bruno Cairo, CEO da Bulog, plataforma de logística que atua diretamente como transportadora e fornecedora de estrutura tecnológica e humanizada para fretes, o planejamento para a data requer uma organização de três fatores principais: plataforma web, parceiro logístico e infraestrutura interna.

“Com o e-commerce em alta é importante contar com um site web bem estruturado que comporte o maior número de acesso durante a Black Friday e ofereça uma boa experiência de compra, a empresa também deve ter a infraestrutura necessária para atender os pedidos e, por fim, ter uma parceria estratégica com uma plataforma logística confiável. Na Bulog, atuamos em todo o Brasil, fornecemos resposta em tempo real para o cliente, além de oferecer uma cotação simplificada para as empresas”, complementa Bruno.