Edenred une forças com a PagBem para consolidar sua posição de liderança no mercado de pagamento de frete

A Edenred, fornecedora considerada líder em soluções de mobilidade na América Latina, anunciou a assinatura de um acordo com a PagBem em que ambas as empresas combinarão seus ativos de pagamento de frete no Brasil. A Edenred terá aproximadamente 70% das atividades unificadas e o restante será dos atuais acionistas da PagBem. A transação será realizada sem desembolso financeiro pela Edenred e inclui um mecanismo para que a Edenred alcance 100% de participação.

Segundo Douglas Pinadiretor-geral da Edenred Mobilidade, “a combinação das operações da Edenred Repom e da PagBem fortalecerá a liderança da Edenred no mercado brasileiro de pagamento de frete e marca um novo passo na entrega de seu plano estratégico Beyond 22-25, expandindo ainda mais suas atividades para além da gestão de abastecimento no Brasil”.

Ainda segundo ele, o mercado brasileiro de pagamento de frete, que é estimado em mais de 300 bilhões de reais, é amplamente subpenetrado. Ele integra serviços terceirizados e despesas pagas por grandes transportadoras e embarcadoras para caminhoneiros independentes na entrega de cargas. No Brasil, a indústria do transporte de carga inclui mais de um milhão de caminhoneiros independentes.

“O sistema de pagamento eletrônico operado por empresas especializadas e aprovadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, como a Edenred Repom e a PagBem, formaliza as relações de embarcadoras e grandes transportadoras com caminhoneiros independentes e transportadoras com menos de três caminhões. Este sistema permite que os caminhoneiros independentes recebam seus recebíveis e usem cartões pré-pagos ou pagamentos mobile para cobrir, de forma segura, suas despesas, incluindo gastos com abastecimento, restaurantes e pedágios”, explica Pina.

Vinícios Fernandes, diretor da Edenred Repom, e Douglas Pina, diretor-geral da Edenred Mobilidade

Graças à grande complementaridade entre as plataformas e as operações, o acordo proporcionará sinergias significativas e aumentará a capacidade da Edenred de acelerar sua penetração no mercado brasileiro de pagamento de frete. Pina celebra: “Temos o prazer de anunciar essa combinação de ativos da Edenred Repom com a PagBem e estamos ansiosos para dar as boas-vindas às equipes da PagBem. Esta operação consolida nossa posição como líder no mercado de pagamento de frete no Brasil, assim como fortalece ainda mais nossa oferta para irmos além da gestão de abastecimento. A combinação de nossas atividades abre novas oportunidades que estamos determinados a desbravar”.
Vinícios Fernandesdiretor da Edenred Repom, reforça: “Estamos confiantes de que com a eficiência de nossas equipes e tendo a PagBem conosco, nossos ativos se somarão, ainda mais oportunidades surgirão e multiplicaremos valor para um mercado que transporta grande parte das cargas brasileiras pelas boleias”.
E Daniel Cypas, cofundador e CEO da PagBem, completa: “Estamos imensamente orgulhosos de unir forças com a Edenred Repom. A integração de ambas as empresas nos permitirá entregar uma experiência incomparável aos nossos clientes, de embarcadoras e transportadoras até caminhoneiros”.

O closing do acordo está sujeito à aprovação das autoridades competentes, incluindo o CADE. A expectativa é que seja finalizado no primeiro trimestre de 2024.