Considerado um hub logístico da região Sul do Brasil, o Aeroporto Internacional de Florianópolis tem capacidade para receber até três aviões cargueiros de forma simultânea. A pista principal com 2.400 metros de extensão, ampliação de pátio feita para o novo terminal e novos investimentos feitos pela Zurich Airport Brasil para alargamento de taxiway garantem a operação tripla cargueira. O Floripa Airport tem duas posições de pátio para aeronaves de classe E, com envergadura de asa de até 65 metros, e uma posição para classe D, aviões que têm até 52 metros de envergadura.
O aumento da disponibilidade para cargueiros amplia o leque de escolha das companhias aéreas e garante que o aeroporto catarinense esteja preparado para suprir as demandas de todo o mercado catarinense: “Hoje, temos 2 voos cargueiros semanais, mas já observamos a demanda por uma terceira frequência desta rota. E nos antecipamos para estarmos prontos para recebê-la” , destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Com a retomada das obras do contorno viário de Florianópolis, Santa Catarina, através do aeroporto da capital, terá a infraestrutura pronta para atender a demanda de cargas de todo o estado, de Norte a Sul, sem necessidade de novos investimentos, Gesse observa ainda que a aguardada rota intercontinental de passageiros, depende de carga: “A viabilidade de um voo comercial para Europa passa pela otimização dessa rota para importação de cargas. Florianópolis tem a vocação logística e turística para materializar esse novo voo. Agora, se faz necessário o foco nesta direção dos parceiros público e privado”.
Atualmente, a LATAM Cargo opera a rota Miami – Floripa, com frequência de 2 vezes por semana. Entre os principais produtos importados estão eletrônicos, insumos farmacêuticos, hospitalares e têxteis. A eficiência é um dos diferenciais do Floripa Airport Cargo: 70% das cargas são liberadas em até 24 horas e 16% em menos de 12 horas. Os números do primeiro semestre comprovam o crescimento acelerado dos negócios logísticos: nos primeiros seis meses deste ano o terminal de cargas do Aeroporto de Florianópolis movimentou 37% a mais de cargas de importação do que no mesmo período do ano passado.