28% das pessoas veem o transporte de mercadorias como fator essencial para a economia circular, aponta pesquisa da CHEP

A pesquisa “O caminho rumo a uma cultura de circularidade na América Latina: Regeneração desde a cadeia de abastecimento até o lar” feita pela CHEP mostrou que 28% dos brasileiros entendem que o transporte de mercadorias é um setor essencial para alcançar o modelo de economia circular. Por sua vez, a cadeia de produção e consumo industrial ficou com 49% das respostas.

No topo oposto, temas relacionados à sustentabilidade ambiental são os mais diretamente relacionados como necessários para promover a economia circular. As áreas de conservação de recursos naturais (68%) e energias limpas e renováveis (65%) são apontadas como as principais impulsionadoras para os respondentes do Brasil.

A pesquisa “O caminho rumo a uma cultura de circularidade na América Latina: Regeneração desde a cadeia de abastecimento até o lar”. Imagem: CHEP

A tendência dos números também se aplica à América Latina, com 17% considerando o transporte de mercadorias como essencial, 66% destacando que as energias limpas e renováveis são fundamentais e 62% com a conservação de recursos naturais.

“É possível perceber uma tendência no Brasil e na América Latina de relacionar a economia circular com temas mais percebidos pelas pessoas como aqueles ligados ao meio ambiente. Mas é importante destacar que as ações das empresas do setor industrial ou de logística são grandes propulsoras da economia circular quando colocam em prática medidas focadas em promover também um desenvolvimento sustentável do meio ambiente e da sociedade como um todo”, afirma Marcel Lopes, Senior Manager de Supply Chain na CHEP Brasil.

Benefícios da economia circular

Ao olhar para os benefícios pessoais que a economia circular produz, 60% dos entrevistados brasileiros entendem que pode ser possível ver melhoras na qualidade do ar e diminuição na poluição, enquanto 44% enxergam um aumento da conservação ambiental e 32% entendem que pode existir um avanço na qualidade de vida. Simultaneamente, as melhoras nos setores econômicos são as menos percebidas na pesquisa, com 18% avaliando que existiria um aumento na geração de empregos e oportunidades de negócios, 21% entendendo um avanço na utilização de bens e serviços e 25% vendo uma economia de dinheiro gerado pela economia circular.

A pesquisa “O caminho rumo a uma cultura de circularidade na América Latina: Regeneração desde a cadeia de abastecimento até o lar” realizada pela CHEP, empresa líder em gestão e transporte de mercadorias por meio de paletes compartilhados, tem como objetivo entender o conhecimento das pessoas na América Latina sobre economia circular e hábitos de consumo sustentável.

Ao todo, foram 1.600 entrevistados localizados nos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru. A pesquisa está alinhada ao objetivo global da CHEP de educar, até 2025, um milhão de pessoas sobre economia circular e capacitar agentes de mudança em suas vidas cotidianas.

Do discurso à ação

Com base nos resultados, a CHEP elaborou uma série de ações específicas para promover a economia circular na região. Um dos destaques é a criação de um site especializado que contém informações detalhadas do estudo, incluindo conceitos de economia circular, esforços globais, estratégias para promover mudanças e descobertas sobre as preferências de aprendizado dos entrevistados em relação à economia circular. O site oferece três módulos interativos com conteúdo de fácil compreensão, gráficos e 14 vídeos curtos, abordando tópicos como conhecimento sobre problemas ambientais, sustentabilidade e economia circular, além de ferramentas práticas para implementar a economia circular no dia a dia. Essas estratégias de educação e geração de mudança são direcionadas a todos os tipos de público, oferecendo orientações sobre ações simples que podem ser adotadas para preservar os recursos naturais.

Juan José Freijo, Chief Sustainability Officer da Brambles, grupo do qual a CHEP faz parte, enfatizou o compromisso da empresa em liderar pelo exemplo na proteção do planeta e dos recursos naturais, por meio de seu modelo de economia circular. Freijo ressaltou a importância da colaboração entre diversos atores, incluindo governos, empresas e cidadãos, alinhando-se a esforços globais, como a campanha “Act Now” da ONU.

Segundo o executivo, a economia circular, fundamentada nos princípios de eliminar desperdícios e poluição por meio do design, manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais, exige a participação ativa de governos, setores empresariais, acadêmicos, cidadãos e organizações não governamentais. Essa transição para uma economia mais sustentável e consciente do meio ambiente requer uma responsabilidade compartilhada. “A CHEP reafirma seu compromisso em promover a educação sobre economia circular na América Latina e em todo o mundo, buscando criar um impacto positivo nas mudanças climáticas e na preservação dos recursos naturais”, conclui o executivo.

Para mais informações sobre a pesquisa e o microsite da CHEP, visite www.chep.com/latam-circularidade