Para o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região – SETCESP, é perceptível que, cada vez mais, organizações querem firmar seus compromissos na agenda ESG.
Visando esse aspecto, a entidade desenvolveu o “Prêmio de Sustentabilidade”, dedicado ao setor de Transportes Rodoviário de Cargas, com o objetivo de reconhecer e destacar as empresas que reduzem os impactos ambientais, geram desenvolvimento social e econômico e que prezam pela segurança viária e do trabalho de seus colaboradores.
O evento de premiação deste ano – o “Prêmio de Sustentabilidade” já está em sua nova edição – aconteceu na última quinta, 26 de outubro, na sede da entidade em São Paulo, SP, e contou com a apresentação de bailarinos PCDs, uma forma de mostrar um pouco mais a importância da inclusão como questão fundamental na construção de uma sociedade diversa e igualitária.
Em cada painel foram apresentados os projetos de todos os finalistas e como os mesmos vêm contribuindo para um espaço de trabalho mais consciente, sustentável e humano. Também foram mostradas as ações que as empresas do setor têm tomando de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015, compondo uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas até 2030.
Adriano Depentor, presidente do conselho superior e administrativo do SETCESP, acredita que todos já são vencedores apenas por pensarem e planejarem ações mais sustentáveis em suas organizações. “Essas ações não são fáceis de planejar e implementar, hoje neste evento consigo perceber ainda mais o trabalho que todos vêm realizando para um mundo cada vez melhor. Este é o segundo ano consecutivo que realizamos o evento em nossa casa, em nosso ambiente, do nosso jeito, como a participação de diversas empresas do setor, além daquelas que estavam concorrendo ao prêmio. Enfim, é muito bom poder ver o projeto crescer cada ano mais e mais”, comenta o presidente.
“Nesta edição tivemos um recorde de empresas e cases inscritos. Apesar de atuarmos em um ambiente hostil, cheio de restrições, nós demonstramos aqui que somos um setor forte, pujante e comprometido com toda a sociedade”, completou Depentor.
Neste ano, foram 38 empresas participantes com 69 projetos inscritos. Cada uma delas recebeu uma homenagem, seja por se dispor a reduzir impactos ambientais, prezar por uma gestão corporativa ética ou ter como premissa a igualdade social, e também redobrar o cuidado e a atenção na segurança viária e do trabalho.
“Somos pioneiros em trabalhar o tema ESG dentro do setor”, lembrou Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP, acrescentando que a entidade trata o tema com seriedade e credibilidade. “Esta não é uma pauta de marketing, mas algo que fazemos para garantir um futuro com recursos para as outras gerações”, destacou.
Para Fernanda Veneziani, coordenadora da comissão de sustentabilidade do SETCESP, cada projeto trouxe uma emoção genuína. “É gratificante ver esse setor caminhando no sentido das práticas ESG. Isso não é moda, e sim gestão. Todos os 69 projetos apresentados são grandes vencedores.”
Após a primeira e segunda etapa de avaliação, oito finalistas foram selecionados, dois em cada categoria. E na última fase, uma banca de cinco jurados especialistas elegeu os vencedores, classificando-os sob os critérios de: estudos e mapeamentos; planejamento, inovação do projeto, perenidade e destinação de recursos; investimentos, metodologias e indicadores.
Vencedores
Foram premiadas empresas nas seguintes categorias: Responsabilidade Ambiental, onde o ganhador foi a Trans Kothe Transportes Rodoviários, com o projeto de “Redução da Emissão de Carbono em Rota de Longa Distância”, que implantou placas solares nas unidades da empresa e em suas carretas, economizando, ao todo, cerca de 19.326,75 KW de energia nas unidades prediais, que equivalem a R$ 708 mil.
Na categoria Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho, a Braspress Transportes Urgentes levou o prêmio para casa, com o projeto “CAMB” Brasil de Barros – Centro de Apoio ao Motorista Braspress”, que aprimorou o cuidado com a saúde e bem-estar dos motoristas. Atualmente, a empresa possui 10 centros de atendimento em todo o Brasil, aumentando em 38% sua produtividade e reduzindo em 26,49% os eventos de segurança. Responsabilidade Social também foi destaque na premiação: a Transportes Cavalinho ganhou o prêmio com o projeto “Mini Truck”, uma réplica quase perfeita de um caminhão que funciona como uma iniciativa social e educativa, e convida crianças de até 12 anos a aprender, refletir e multiplicar ações de segurança no trânsito. Ao todo, a iniciativa impactou 2080 pessoas, atendeu 520 crianças diretamente e possui 96 voluntários.