Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCom), mostram que a expectativa é que a Black Friday de 2023 registre um aumento de 9,5% nas vendas, na contramão dos resultados de 2022, quando a data comercial registrou queda de faturamento de mais de 20%, conforme levantamento da consultoria Neotrust. Faltando um mês para a Black Friday, os diversos departamentos já se movimentam para “deixar a casa em ordem” e o setor logístico é crucial neste caso.
“A logística é o fio condutor que conecta os objetivos de negócios das empresas com as altas expectativas dos consumidores durante a Black Friday. Nesse período do ano, já consolidado com um ponto alto do varejo, a pressão aumenta no setor logístico devido um fator extremamente crítico para os varejistas: eficiência operacional”, afirma Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil. “As empresas precisam fazer o básico e bem-feito, ou seja, ter uma gestão de estoque bem estruturada e que ofereça controle sobre todas as atividades do armazém, e evitando a quebra na prateleira. Em operações onde implementamos o Infor WMS, vimos os custos de fullfilment (processo que envolve todas as etapas da logística) reduzirem de 15 a 20% e a produtividade geral aumentar de 15 a 40%”, explica o executivo.
Quanto menor o prazo, maior a pressão
No contexto de Black Friday, a pressão por prazos de entregas é maior. Não à toa, este é um dos fatores que influenciam no momento da compra para 48% dos consumidores, conforme revela o estudo E-commerce Trends 2024, realizado em parceria entre Octadesk e Opinion Box.
A pesquisa também aponta a facilidade de compra e a forma de pagamento (39%), a descrição detalhada do produto (31%) e a agilidade no atendimento (21%) como outros fatores que fazem a diferença para marcas que desejam se destacar da concorrência. O ponto em comum entre todos esses aspectos é a comodidade do cliente. Isso reforça ainda mais a importância de melhorar os serviços logísticos das empresas para atender consumidores cada vez mais exigentes.
E do ponto de vista de quem gerencia o armazém, o grande desafio é de fazer o controle do estoque com baixa tecnologia, uma vez que essa deficiência impossibilita os líderes de equalizar demandas e produção, gerando problemas de altos custos na cadeia de suprimentos, inventários desequilibrados e satisfação dos clientes comprometida. No entanto, a grande mudança de mindset do mercado é que o estoque deve ser visto como um fator estratégico para os negócios das empresas de qualquer segmento, especialmente para o varejo.
“Contar com suporte da tecnologia, como uma solução de WMS é essencial para aumentar o controle sobre a rastreabilidade de cada item, o que no futuro se traduzirá em ganhos para a empresa, com acréscimo do ticket médio, e para consumidores, que poderão usufruir de uma jornada de compra mais satisfatória”, disse.
Planejamento otimizado
Outra dica crucial do executivo é aprimorar o planejamento da demanda. “Com uso da IA e machine learning, os líderes logísticos podem prever a demanda por produtos, o que ajuda os armazéns planejarem a quantidade certa de estoque, evitando excesso ou falta de inventário e podendo inclusive reduzir a carga de horas extras de colaboradores”, explica.
O Country Manager enfatiza que a falta de planejamento da demanda é um dos erros mais comuns da preparação para a Black Friday. “É necessário ter agilidade na resposta às oscilações do mercado, principalmente, em datas de grande pressão de demanda, e quem não souber lidar com isso terá enormes prejuizos”.
Além do planejamento otimizado, a tecnologia também oferece ganhos de produtividade para um setor que sofre com problemas de eficiência operacional. “Nossa experiência mostra que o uso de IA para automação de processos logísticos reduz os tempos de processamento de pedidos em até 30%”, comenta.
Trata-se de uma redução de custos considerável, uma vez que o processo de picking seja responsável por entre 50% e 70% dos custos operacionais do armazém.
Plano de contingência
Ter um plano de contingência para lidar com interrupções inesperadas, ou avarias em equipamentos, ou ainda, atrasos com serviço de transporte, é fundamental para as empresas corresponderem às expectativas dos consumidores.
Anualmente, a Black Friday é um momento decisivo para os negócios do varejo. As empresas que seguirem esse guia, reforça o executivo da Infor, estarão mais preparadas para lidar com os desafios logísticos vinculados à data e poderão obter melhores resultados.