A agente de cargas digital Nowports anunciou uma nova rota aérea de carga consolidada: o trecho Frankfurt-Guarulhos. A rota vai se juntar à consolidada Miami-Viracopos, que já opera desde novembro de 2022.
“Na logística, o modal aéreo é conhecido pelas vantagens em agilidade e segurança quando comparado com os modais marítimo e terrestre. Ou seja, ideal para o envio de produtos perecíveis, vacinas, medicamentos, mercadorias valiosas, produtos refrigerados, peças de reposição para linhas de produção. Entretanto, o custo é elevado quando comparado com os demais modais e há maiores restrições de altura, peso e tipo de mercadoria. Como alternativa, a consolidação de cargas pode ajudar na otimização dos custos logísticos. Com a combinação de volumes de diferentes clientes (com as mesmas condições e rota), é possível oferecer custos mais atrativos para quem possui pequenos volumes”, diz Gabriela Corbis, Airfreight Procurement Team Lead da Nowports.
Ainda segundo ela, a contratação da carga consolidada favorece uma operação regular em relação às rotas e aos prazos de entrega. “A consolidação de cargas é mais vantajosa para quem importa pequenos volumes, pois conseguimos beneficiar os clientes com o poder de comprar de cargas maiores, reduzindo, assim, o custo logístico da operação individual, além de oferecer um planejamento logístico assertivo em relação aos voos e prazos para o recebimento da carga no Brasil. Sendo assim, com a opção consolidada regular, o importador já sabe antes mesmo de realizar a reserva a data de saída do voo, assim como a data de chegada ao Brasil, o que difere do embarque spot, onde diariamente pode haver mudanças de horários e rotas, de acordo com a demanda da companhia aérea contratada.”
O frete internacional é calculado de acordo com as faixas de peso e deve sempre respeitar o valor mínimo estabelecido pelas companhias aéreas. Quanto maior for o peso da carga, menor será o frete por kg cobrado para o transporte. O PAX (Passenger Aircraft) é o serviço mais utilizado. Os produtos são enviados em voos comerciais, no compartimento de cargas da aeronave. Mas, precisam estar enquadrados nos requisitos impostos pelo IATA (International Air Transport Association). Esse frete possui limite de peso e altura (até 1,60 m) e proíbe algumas mercadorias classificadas como perigosas. Para as encomendas que não podem ser enviadas pelo PAX, é indicado o voo cargueiro, conhecido como CAO (Cargo Aircraft Only). No cargueiro, a disponibilidade de espaço é maior, pois não divide espaço com bagagem dos passageiros, que têm prioridade em relação às demais cargas.