A Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do Brasil e uma das principais operadoras logísticas do comércio eletrônico, acaba de firmar parceria com a SHEIN, varejista global de moda, beleza e lifestyle.
O principal objetivo é realizar a logística reversa de produtos da SHEIN por meio do drop off, ou serviço de postagem, em qualquer um dos mais de 4 mil pontos comerciais parceiros de bairro que a transportadora possui no Brasil.
Outra novidade é que a postagem dos produtos via drop off passa a ser feita por meio de QR Code, eliminando a necessidade de impressão da etiqueta de papel.
A operação realizada com o QR Code traz inovação, praticidade e sustentabilidade para as postagens dos consumidores da SHEIN, ao mesmo tempo que reforça a política de trocas e devoluções da varejista global, dando ainda mais escalabilidade aos processos.
Os mais de 4 mil pontos comerciais de bairros parceiros no Brasil, também conhecidos como pontos Pickup da Jadlog, aproximam os consumidores do local dos despachos reversos, reduzem o custo do envio e agilizam o atendimento, com menos filas do que outros serviços logísticos tradicionais.
“Com muita satisfação anunciamos a aliança com a SHEIN, na qual estamos agregando tecnologia, comodidade e conveniência à operação de logística reversa por meio do serviço de drop off prestado nos pontos Pickup da Jadlog”, afirma o CEO da Jadlog, Bruno Tortorello, ao explicar que o QR Code elimina a necessidade de impressão, facilitando assim a vida do consumidor e aprimorando a sua experiência no e-commerce.
“Estamos muito felizes em anunciar a parceria da SHEIN com a Jadlog. A logística reversa com maior adoção de tecnologia é necessária para otimizar e facilitar o processo de devolução de produtos, o que nos permite ter ainda mais capilaridade logística. Assim, conseguimos atender as necessidades dos nossos consumidores com excelência sempre, inclusive no pós-compra”, destaca Julio Manzano, diretor de Logística da SHEIN.
Logística reversa
Na prática da logística reversa, o consumidor da SHEIN solicita a devolução do produto no site e seleciona o ponto Pickup da Jadlog de sua preferência, para realizar a postagem ou drop off. Por e-mail e/ou SMS, recebe o QR Code para enviar o produto de volta, sem a necessidade de imprimir qualquer etiqueta. Basta apresentar a tela do dispositivo móvel com o código. A Jadlog é responsável por coletar a encomenda no ponto Pickup e enviar para a origem.
“Colaborar com a política de trocas da SHEIN é muito gratificante e positivo já que o aspecto de logística reversa é também muito relevante na decisão de compra dos consumidores. Facilitar esse processo de devolução e impactar positivamente na experiência do cliente é o objetivo da rede Jadlog Pickup”, observa Diogo Inoue, diretor das Soluções OOH da Jadlog. Ele lembra que um estudo da Inmar Intelligence mostra que 92% dos consumidores voltariam a comprar no mesmo site se o processo de devolução for fácil. E 67% deles checam a política de devolução dos varejistas antes de fazer a compra on-line. A rede Pickup da Jadlog oferece um valor de frete cerca de 20% mais barato na logística reversa pelo drop off, se comparado ao valor em coletas porta a porta, e incrementa a operação logística Out Of Home, ou fora de casa, uma alternativa aos modais de entrega padrão.