A tecnologia ganha cada vez mais força entre aqueles que se dedicam à distribuição de mercadorias. Para pensar e avaliar diferentes soluções digitais em termos de roteirização, mobilidade e telemática, do Grupo Descartes System, líder global na união de negócios intensivos em logística no comércio, realizou pela primeira vez depois da pandemia o seu Fórum de Inovação, com objetivo de reunir especialistas em logística de frotas.
Durante o evento, a companhia apresentou como suas soluções tornam cada parte do ciclo de vida da entrega mais eficiente – desde o agendamento de consultas até o planejamento e execução de rotas, passando por soluções móveis para motoristas e outros trabalhadores de campo, até a interação digital com o cliente.
Numa troca frutuosa entre os participantes, foram consideradas melhorias para as plataformas apresentadas, com base na experiência concreta dos representantes das empresas que estiveram no evento. O objetivo foi expor os desafios enfrentados pelas empresas ao distribuir produtos e planejar o que esperam da tecnologia para melhorar seus processos.
“Refletindo sobre minha experiência no Fórum de Inovação anterior, considero uma revelação de conexão e conhecimento. Participar de sessões presenciais com membros importantes da cadeia de valor e especialistas qualificados traz uma profundidade inestimável às nossas interações. Tivemos oportunidade de assistir a poderosas palestras, proferidas por líderes de mercado considerados verdadeiros faróis de conhecimento, capazes de iluminar o caminho a ser seguido no cenário dinâmico de hoje. Foi uma prova do valor insubstituível das trocas interpessoais, na busca pela inovação e pelo crescimento”, afirma Erick Martins, engenheiro da Descartes.
Uma das soluções da Descartes apresentadas no Fórum foi o simulador baseado em Inteligência Artificial e Machine Learning, voltado para a otimização da rota e para o rastreamento de mercadorias. Ele permite prever de forma mais eficaz os tempos de paragem e condução e fazer recomendações precisas sobre as operações diárias.
Além disso, a empresa apresentou suas capacidades aprimoradas para que as empresas possam gerenciar frotas e transporte comercial por meio de uma única interface de gerenciamento. Por fim, a Descartes mostrou uma solução digital de autoatendimento que possibilita fazer atualizações de entregas, reservas, remarcações ou cancelamentos sob demanda e se comunicar com entregadores ou call centers.
Outra novidade é o Descartes Mobile, plataforma de formação em segurança rodoviária baseada em microlearning cujo objetivo é proteger a integridade dos motoristas das empresas de frota e também os dispositivos de registro eletrônico (EDL) Geotab, que servem para melhorar o planejamento de rotas e o registro do tempo do motorista.
“Investimos significativamente para aumentar a amplitude e profundidade das nossas soluções já existentes; introduzimos novos softwares no mercado e integramos contribuições significativas de terceiros para permitir aos nossos clientes melhorar o desempenho da sua frota, envolvê-los no ciclo de vida e tornar os motoristas mais seguros”, disse Lee Karlinsky, vice-presidente sênior de mercados emergentes da Descartes.
A Descartes vem auxiliando as empresas baseadas em frotas a melhorar drasticamente a produtividade, a experiência do cliente e a conformidade com a segurança, não apenas para reduzir custos, mas também para possibilitar a eles que melhorem a concorrência e minimizem os riscos.
Desde a reserva de compromissos de entrega até o planejamento e execução de rotas e soluções móveis para motoristas e outros trabalhadores de campo, passando pelo envolvimento digital do cliente, as soluções Descartes oferecem aos operadores de frota a capacidade de gerenciar, otimizar e interagir com os clientes durante o ciclo da entrega.
As soluções de gerenciamento de desempenho de frota, telemática e segurança da Descartes permitem que os gerentes de frota entendam e otimizem o desempenho operacional e individual de seus motoristas e veículos. As soluções baseadas em nuvem usam tecnologias de ponta, como otimização contínua, dados GPS em tempo real e processamento de sistemas, análises, IA e aprendizado de máquina. Além disso, podem ser implantadas como um conjunto ou como módulos.
“Essas inovações fazem parte da nossa visão de fornecer aos nossos clientes soluções abrangentes para permitir aos operadores de frota usar a digitalização e a automação com foco em transformar o desempenho da frota ao mesmo tempo que impactam positivamente seus negócios de forma mais ampla”, finalizou Sérgio Torres, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Descartes.