4TRUCK e XCMG se aliam para implementar o primeiro caminhão elétrico BiTruck no Brasil

A XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.), considerada a terceira maior empresa do mundo no setor de máquinas pesadas, e referência na eletrificação destes veículos, terá o primeiro caminhão BiTruck totalmente elétrico a circular pelas rodovias do Brasil. A novidade, que já está em fase de testes, foi desenvolvida em parceria com a 4TRUCK Soluções sobre Rodas, empresa nacional de implementos rodoviários.

O baú lonado (sider) da 4TRUCK terá impressão digital nas portas traseiras e nas lonas laterais, além de um logotipo indicando que é sustentável. “Estamos implementando caminhões elétricos há dois anos, mas esse é o primeiro modelo trucado. O veículo elétrico é novo, interessante e sustentável, e sua chegada ao país, numa parceria com a 4TRUCK, nos deixa muito honrados”, celebra Osmar Oliveira, CEO e fundador da 4TRUCK.

O modelo E7-29R da XCMG tem PBTC de 29 toneladas e autonomia de 150 quilômetros com uma carga, a uma velocidade máxima de 80 km/h. Outras especificações técnicas do caminhão elétrico incluem tração de 6×4, potência de 282 cv e bateria de 282 kWh recarregável. O tempo necessário para recarga total do veículo é de aproximadamente 1 hora e, com ele, o custo por quilômetro rodado deve ser 60% mais barato do que os caminhões tradicionais. 

Por enquanto, o E7-29R está sendo aplicado somente no transporte em distâncias curtas. Uma possível frota elétrica de caminhões não só neutralizaria consideravelmente as emissões de carbono que atualmente a antiga libera com o diesel, mas também proporcionaria mais resistência e agilidade nas estradas, afirma Oliveira. “O Brasil tem uma frota bastante envelhecida, que polui muito, tem menos ergonomia para o motorista, quebra mais fácil, pesa mais no asfalto, e transporta quantidades menores de itens por veículo. Por isso a renovação da frota é importante, e a mudança nas tecnologias do caminhão ajuda bastante”, finaliza o CEO da 4TRUCK.