A WPX Locações e Logística concluiu a primeira rodada de investimentos em equipamentos este ano. Foram R$ 45 milhões investidos na compra de equipamentos e máquinas para locação, em especial, 24 caminhões betoneira já com motorização Euro 6, dez escavadeiras de 36 toneladas com tecnologia de movimentação semi autônoma e oito escavadeiras de 20 toneladas, mais rolos compactadores, caminhões basculantes e carretas pranchas para logística interna e externa. Atualmente, a frota da WPX para locação é composta por 500 máquinas e caminhões.
A empresa atua no atendimento a grandes obras de infraestrutura em todo o país, com ênfase nos segmentos de energia, mineração e construção pesada. Os valores investidos são provenientes de instituições financeiras, principalmente das montadoras, como Caterpillar e Volkswagen.
“No ano passado não fizemos nenhuma aquisição de equipamentos em função dos altos preços do maquinário e das elevadas taxas de juros. Optamos por nos concentrar em reestruturação interna, novos sistemas, e abertura de novos mercados. Nosso olhar está sempre em busca da produtividade e da tecnologia para o cliente, mas também na rentabilidade do nosso negócio”, disse Amadeu Martinelli, diretor de Operações e Novos Negócios da WPX.
Segundo o executivo, o investimento em máquinas e equipamentos para locação leva em conta o suporte em campo, para que o cliente tenha sempre os itens locados trabalhando sem interrupção. Baixos níveis de emissão e tecnologia embarcada também são atributos essenciais dos equipamentos. “Nossos clientes escolhem alugar conosco pela frota nova que oferecemos e pelo suporte que damos ao longo do contrato”, explica Martinelli. Os equipamentos agora adquiridos privilegiaram o alto padrão de qualidade. Os caminhões são Volkswagen, com betoneiras fabricadas pela Liebherr. e as escavadeiras são todas Caterpillar.
Nas próximas semanas, a empresa vai definir um novo aporte de investimento em mais equipamentos: “Estamos fechando agora em setembro o valor que vamos destinar para a compra de mais equipamentos. Nós já estamos bastante presentes nos segmentos de energia, tanto fotovoltaica quanto eólica e linhas de transmissão, também estamos presentes na mineração, mas queremos avançar na parte de infraestrutura pesada para rodoviário e ferroviário no próximo ano”, disse Martinelli.