Nos próximos dias 9 e 10 dezembro vai acontecer, no Porto de Santos, SP, a terceira edição da maratona tecnológica conhecida como Porto Hack Santos, realizada pela ABTRA – Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados com o apoio de suas empresas filiadas, do CAMPS Santos (Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional) e de companhias de tecnologia atuantes na região.
A evento tem a organização do Instituto Amigu e conta com um patrocínio da Autoridade Portuária de Santos.
50 competidores
A competição terá 35 horas seguidas de duração a partir da manhã de sábado, com 50 jovens de comunidades carentes egressos do CAMPS Santos. Eles foram selecionados para, desde agosto passado, participar do curso preparatório em Inteligência Artificial e no desenvolvimento de soluções tecnológicas realizado pelo Instituto Amigu.
“Concluída a qualificação, esses jovens maratonistas estão motivados e mais do que habilitados a enfrentar os desafios propostos”, garante o CEO Marco Riveiros, do Instituto Amigu, realizador do curso.
Agenda ESG
Nesta terceira edição, o Porto Hack Santos traz uma particularidade que só faz reforçar as agendas ESG (Responsabilidade Social, Ambiental e Governança) das empresas associadas da ABTRA e do Porto de Santos.
Essas empresas poderão garimpar os talentos que se destacarem na maratona, de forma a contratá-los como aprendizes e futuramente efetivá-los como funcionários.
“É uma ação de ganha-ganha”, explica o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo. “Esses jovens em situação de vulnerabilidade terão a chance de se inserir no mercado de trabalho portuário, enquanto as nossas associadas terão, por sua vez, a oportunidade de absorver esses trabalhadores iniciantes. Além disso, todas as funções previstas no hackathon terão a participação de 50% de mulheres. São competidoras, mentoras e juradas, em acordo com as melhores práticas de equidade de gênero e de transformação sociodigital”, diz Caputo.
Também o presidente do CAMPS Santos, Elber Justo, reforça o alcance da iniciativa. “Pela primeira vez, essa importante maratona de desenvolvimento tecnológico vai contar com a participação dos nossos jovens do Projeto Aprendiz do Futuro. Como o mundo vem passando por mudanças cada vez mais aceleradas por inovações tecnológicas, é nossa obrigação, enquanto entidade formadora, capacitar nossos jovens para essa nova realidade. E principalmente, prepará-los para as novas exigências do mercado de trabalho”.
Os Desafios e a Premiação
Os 10 times competidores enfrentarão dois principais blocos de desafios, ambos focados na aplicação inovadora de chatbots com Inteligência Artificial. Um desses blocos tem a ver com a melhoria da comunicação e da interação entre o porto e a comunidade urbana, de modo a aprimorar a informação, educação e engajamento cidadão em torno das atividades portuárias. O outro bloco tem como objetivo otimizar e revolucionar os processos de comunicação e vendas nos terminais portuários e recintos alfandegados para melhorar a eficiência, transparência e satisfação do cliente.
“A gente está apostando em soluções disruptivas, que deverão interessar às nossas associadas e beneficiar toda a comunidade santista”, acrescenta Caputo. “E para dar suporte às equipes no desenvolvimento dessas soluções, um staff de mentores, profissionais das nossas empresas filiadas, vai monitorar e auxiliar os maratonistas ao longo de toda a jornada.”
Ao final, no domingo (10/dez.) à tarde, uma banca de jurados composta de técnicos e de autoridades do setor vai avaliar as apresentações de cada um dos 10 times, conhecidas no metier como ‘pitches’, e anunciar a solução campeã. A premiação é outro ponto alto: cada integrante do time vencedor será contemplado com um notebook.
Programação
Em paralelo ao hackathon, está prevista uma bateria de eventos gratuitos e abertos ao público, que podem ser conferidos no site: www.portohacksantos.com.br. No sábado (9/dez.), a partir das 15 horas, a agenda fica por conta da Autoridade Portuária de Santos, cujos executivos farão apresentações sobre ESG, inovação e diversidade.
Convidada da ABTRA, a consultora Vera Martins fará a palestra magna do evento “A liderança do século 21 e os desafios na gestão de pessoas”. Segue a dica da conferencista, que resume o recado que dará ao público: “A grande revolução 4.0 é antropológica”. A apresentação está marcada para domingo (10/dez.), às 17 horas, um pouco antes do anúncio do time campeão.
Carbono Neutro
Tudo a ver com agenda da inovação e da sustentabilidade, o Porto Hack Santos 2023 também será um evento ‘Carbono Neutro”. O executivo Conrado Bertoluzzi, do Instituto Via Green, responsável pelo projeto, diz que a ideia é fazer inventário de todas as ações do evento responsáveis por emitir gases de efeito estufa. “Elas envolvem, por exemplo, o consumo de energia elétrica e o volume de resíduos orgânicos, de plásticos e de vidro gerados ao longo do hackathon para, depois, a gente pensar em formas de promover a compensação ambiental na mesma proporção das emissões de CO2.”
Porto de Santos
De acordo com o CEO do Instituto Amigu, Marco Riveiros, o Porto Hack Santos é um “verdadeiro laboratório de inovação, onde a Inteligência Artificial não é apenas uma ferramenta tecnológica, mas um catalisador para a transformação”. Já o diretor-executivo da ABTRA completa: “Para além da solução de problemas imediatos, o nosso objetivo com essa jornada, que já vai para a terceira edição, é reafirmar o compromisso da ABTRA em incentivar a inovação no setor portuário brasileiro”.
Serviço:
Porto Hack Santos 2023
Data: 9 e 10 de dezembro de 2023
Local: CAMPS Santos (Avenida Washington Luís, 2, Santos)
Abertura: 9/dezembro, às 9 horas
Apresentação dos pitches (aberta ao público): 10/dezembro às 15 horas
Cerimônia de premiação: 10/dezembro às 17h30 horas Detalhes da programação em: www.portohacksantos.com.br