Orquestração logística: benefícios na automatização dos processos

Um estudo realizado pela TNS Research aponta que as empresas que investem em tecnologia crescem aproximadamente 60% a mais em comparação com aquelas que descartam o aporte na área. Dessa forma, com o avanço da aderência às tecnologias e o crescimento progressivo do e-commerce, as companhias precisaram se adaptar a uma nova era de compra e venda, uma logística mais inteligente torna-se grande aliada na busca por diferenciais competitivos. 

Para que as empresas possam se adequar às novas exigências e demandas do consumidor, é fundamental que estejam atentas à experiência do cliente, principalmente na última das etapas logísticas, o last mile. Nesta fase, a tecnologia de orquestração logística é essencial para automatizar todo o fluxo de trabalho. 

Nesse cenário, entra o valor da atuação da RoutEasy, startup que oferece soluções de otimização e gestão  logística para mais de 250 clientes. Em 2022, a startup lançou o Maestro, solução de orquestração que utiliza inteligência artificial para possibilitar automatizar 100% do fluxo de trabalho operacionalEm termos práticos, a inteligência artificial analisa informações de diversas origens e, automaticamente, as utiliza para  executar tarefas e otimizar operações, como a roteirização e o despacho de pedidos. 

A orquestração traz diversos benefícios, como a eliminação das ineficiências causadas por processos manuais, a automatização de operações repetitivas, a possibilidade de realizar entregas expressas e uma maior visibilidade em tempo real dos processos executados, o que reduz incertezas e auxilia na tomada de decisões.  

“A logística é um diferencial importante na hora da fidelização dos clientes. Para oferecer entregas mais rápidas e com alto nível de serviço, as empresas precisam das tecnologias certas para agilizar a rotina operacional, otimizar recursos, ganhar poder de escala e, assim, oferecer melhor experiência ao cliente. Nessa etapa, a orquestração logística é fundamental”, pontua Caio Reina, CEO da RoutEasy.

Atualmente, a RoutEasy atua com mais de 250 clientes, envolvendo nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL. Segundo dados do sistema da logtech, a empresa aumentou o aproveitamento dos veículos e motoristas de um dos maiores grupos varejistas alimentares do Brasil. Sendo utilizado por 4 centros de distribuição e mais de 200 lojas físicas, o software da RoutEasy garantiu mais agilidade na distribuição dos pedidos, entregas em 2 horas para algumas regiões, controle operacional, padronização e diminuição de custos operacionais.