Frubana espera faturar R$ 30 bilhões até 2027 inovando a cadeia de alimentos da América Latina

Solução de ponta a ponta no abastecimento da indústria de alimentos na América Latina, a Frubana, foodtech especializada no uso de tecnologia para conectar pequenos produtores a restaurantes, está inovando a forma como o setor de alimentos gerencia sua cadeia de suprimentos.

Alcançando marcos significativos como os 700 agricultores diretamente ligados com mais de 35 mil pequenos e médios restaurantes em todo o Brasil, a empresa cresceu 70% em relação ao ano passado e espera faturar R$ 2 bilhões ainda em 2023.

Fábian Gutiérrez, CEO da Frubana

De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o setor de food service já movimentou cerca de R$ 220 bilhões apenas neste ano e é composto por mais de 1,5 milhão de estabelecimentos.

Atuando em um dos maiores mercados alimentícios do mundo, a Frubana tem no país o maior número de sua operação, que responde por 52% de todo o negócio em termos de receita, número de clientes e de time. 

“Queremos transformar a indústria de alimentos da América Latina e do Brasil. Nossa missão é revolucionar a logística de distribuição de verduras e todos os produtos alimentícios. Nossos resultados têm demonstrado nosso compromisso com esse objetivo e, até 2027, pretendemos faturar cerca de R$ 30 bilhões”, comenta Fábian Gutiérrez, CEO da Frubana.

O modelo de negócios tem se mostrado vantajoso para as duas pontas do negócio. Segundo Gutiérrez, com preços que podem ser até 20% mais acessíveis do que as alternativas tradicionais, o diferencial vai além da disponibilidade e do preço, já que a empresa opera uma frota de entregas de porta em porta, onde o cliente pode escolher a hora em que deseja receber, chamada “Frubana Cargo”, que conta com cerca de 1.000 condutores cadastrados que garantem a eficiência nas entregas em todo o território brasileiro.

“Nosso destaque está relacionado à organização operacional e pelo compromisso com a qualidade dos produtos oferecidos aos restaurantes parceiros.  São mais de 800 pessoas que fazem parte da equipe da Frubana, e 25% delas são responsáveis por monitorar e negociar preços para garantir as melhores condições para os restaurantes”, destaca Gutiérrez.

Em um período de crescimento notável, a Frubana expandiu sua operação de forma expressiva no Brasil. Entre 2020 e 2021, a empresa cresceu 14 vezes após a inauguração de seu primeiro Hub em São Paulo. Isso permitiu que a estendesse seus serviços para Belo Horizonte, MG, em 2021 e, posteriormente, para Curitiba, PR. e Campinas, SP, em 2022. No último ano, a operação triplicou de tamanho, refletindo a demanda crescente por seus serviços.

Outra característica essencial no modelo de negócios da empresa é a sua base tecnológica, que permite a eficiência na cadeia de abastecimento e minimiza o desperdício. De acordo com o CEO, a Frubana alcançou níveis excepcionais de eficiência operacional, com apenas 0,8% de desperdício, em comparação com a média de 30% identificada em um estudo da ONU. 

Os dados são importantes no contexto atual. Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o desperdício de alimentos em restaurantes representa cerca de 10% do total de alimentos produzidos no mundo. No Brasil, o desperdício de alimentos em restaurantes é estimado em cerca de 6 mil toneladas por ano.

“A Frubana está comprometida em transformar a maneira como o Brasil e a América Latina lidam com a cadeia de abastecimento de alimentos. Queremos impactar positivamente o mercado, investindo em tecnologia aplicada à logística da operação”, conclui Gutiérrez.