Prosegur Cash torna-se agente de cargas credenciado à IATA para o serviço de transporte internacional

No Brasil, o transporte aéreo de cargas ocorre em maior escala para demandas internacionais. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), em 2022, o país atingiu o seu maior volume de cargas transportadas no modal aéreo da história, com mais de 1 milhão de toneladas transportadas, das quais 70% eram destinadas a cargas pagas internacionais, que são as que produzem receita.

Atenta às exigências deste mercado, a Prosegur Cash, multinacional considerada referência no transporte, logística e gestão de numerário, acaba de ser reconhecida pela Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) com o Certificado de Agente de Carga.

O selo sinaliza às companhias aéreas ao redor do mundo que a Prosegur Cash é uma empresa competente nos aspectos ligados à carga financeira e serviço prestado. Atualmente, a multinacional oferece o transporte internacional de cargas para mais de 21 países.

Além disso, o credenciamento da Prosegur Cash junto à IATA simplifica o faturamento e a liquidação de contas entre companhias aéreas e agentes de carga no processo de transporte aéreo de mercadorias, que passa a utilizar o Sistema de Liquidação de Contas de Cargas (CASS). A Prosegur Cash comprovou adequação e eficácia aos padrões internacionais financeiros, legais e de segurança na logística aérea, inclusive no curso de Regulamentação de Cargas Perigosas (DGR), e aprovação com padrões financeiros.

“Além dos nossos padrões internacionais de segurança já adotados, conquistarmos a certificação IATA demonstra que estamos no caminho certo para a oferta do serviço de transporte internacional de cargas com excelência em mais de 21 países”, comenta Sérgio França, diretor comercial e de estratégia da Prosegur Cash. Entre outros pontos, o atestado garante ao cliente, por exemplo, que seus produtos cheguem ao destino final de forma mais segura.

A IATA é responsável pela administração do mercado de transporte aéreo de cargas internacionais, cuja principal função é administrar o setor de maneira que possa ser benéfico às empresas e clientes. Além disso, a associação certifica empresas qualificadas para a prestação do transporte no modal aéreo em todo o mundo.

Pelo céu, terra ou mar

A Prosegur Cash realiza o transporte de cargas internacionais, com destaque para numerários nacionais e estrangeiros, metais e pedras preciosas – que inclui ainda o serviço de custódia, das minas às refinarias e das refinarias até o consumidor final. O serviço prestado pela companhia no Brasil engloba ainda a logística de cartões de crédito, hologramas e de vale-presente, que envolve o armazenamento e a distribuição às lojas, além de artigos de moda e luxo aos principais players dos mercados transportados pelos principais aeroportos e portos.

Todo o processo foi internalizado pela companhia para a oferta dessa atividade no país, com veículos blindados dedicados apenas para essa função e sistema integrado com a Receita Federal e Banco Central com gerenciamento de risco dedicado, embarcação, frete aéreo, marítimo ou terrestre, acompanhamento on time e full time de decolagem e aterrissagem ou embarque ou desembarque, pesagem, armazenagem, fiscalização, contato nos principais aeroportos e portos e logística 100% monitorada até o ponto de chegada.

Desde 2011, a Prosegur já oferece no Brasil o serviço de transporte de cargas especiais com caminhões blindados para atender, principalmente, marcas de eletroeletrônicos, telecom, farmacêuticos, joias e grandes varejistas. A entrada no segmento internacional vem para se somar às soluções logísticas que a empresa já oferece.