Preocupada com a escassez de mão de obra de motoristas profissionais, a PX܂Center, holding do universo das cargas que abrange as marcas Motorista PX, Academia PX e Ajudante PX, pretende investir mais de R$ 5 milhões em treinamentos e atualização de motoristas para as transportadoras em 2024.
A ideia é que os treinamentos sejam oferecidos por meio da Academia PX, uma das marcas do grupo, criada para ajudar na qualificação dos profissionais da cadeia de logística. Dessa forma, será possível integrar os motoristas e ajudantes novos, padronizar as entregas nos embarcadores ou atualizar os motoristas e ajudantes parceiros, por meio da automatização dos processos educativos.
Atualmente, a Motorista PX, considerada a maior plataforma brasileira de mão de obra de motoristas profissionais, possui mais 35 mil contratos performados e dobra de tamanho a cada três meses. Sua base conta com mais de 150 mil motoristas aptos para atenderem seus clientes. Ao todo, mais de 10 mil profissionais se cadastram mensalmente na ferramenta.
“Um de nossos principais propósitos aqui na PX é impactar a vida de nossos motoristas parceiros, oferecendo qualificações e ferramentas para o seu desenvolvimento profissional. Queremos promover uma imagem mais positiva para a categoria, atraindo cada vez mais pessoas para a profissão. Além disso, sabemos que motoristas mais qualificados significam taxas mais baixas de acidentes rodoviários, o que é bom para todo o setor”, comenta André Oliveira, CEO da PX܂Center.
Perfil dos motoristas brasileiros
Interessada em conhecer mais o perfil dos motoristas cadastrados em sua plataforma, a PX levantou informações relevantes sobre esses profissionais. De acordo com a base de dados, a média de idade geral dos motoristas é de 41 anos, enquanto a média dos motoristas qualificados é de 42,5 anos.
Esse número fica bem abaixo comparado a idade média dos motoristas profissionais brasileiros, que é de 53,5 anos. “Essa diferença mostra que o interesse pela modalidade de trabalho da economia compartilhada é aderente às novas gerações, comprovando uma maior tendência dos Millennials de optar pelo modelo de trabalho da PX”, explica Oliveira.
Atraindo cada vez mais profissionais, a evolução da base de registros da plataforma da PX é constante e robusta. No quarto trimestre de 2023, por exemplo, foram realizados 33.415 registros de novos motoristas interessados em atuar no modelo da empresa. Quando comparado com o terceiro trimestre do ano passado, houve um aumento de 27,2% na base de motoristas cadastrados.
Além disso, em 2023, foram realizados 106.377 registros de novos motoristas interessados em atuar no modelo da empresa. Quando comparado com dezembro de 2022, houve um aumento de 3,15 vezes na base de motoristas cadastrados. Para otimizar ainda mais as operações, a PX também vem investindo fortemente em seu time interno. A empresa fechou 2023 com o total de 99 colaboradores, sendo 64 diretos e 35 indiretos. Os planos de expansão para 2024 são ambiciosos e a startup acredita que terminará o próximo ano com mais de 300 colaboradores.