Os caminhões extrapesados rodoviários Mercedes-Benz Actros com exclusiva tecnologia BlueTec 6 já fazem parte da frota da Tombini, com matriz na cidade catarinense de Palmitos e 52 anos de atuação no transporte rodoviário de cargas secas e refrigeradas, operando em todas as regiões do Brasil. A empresa possui mais 12 filiais pelo Brasil e atende aos segmentos de alimentos, higiene e beleza e saneantes, entre outros. Na filial de Jundiaí, concentra os serviços de manutenção e abastecimento da frota.
A transportadora adquiriu 100 unidades do modelo Actros 2548 LS 6×2 para renovação de frota, comercializadas pelo concessionário Cosmar Veículos, de Jundiaí, SP, com financiamento do Banco Mercedes-Benz.
“A aquisição de um veículo para o transporte requer uma análise muito criteriosa”, afirma Clecio Roberto Tombini, sócio-diretor do Grupo Tombini. “Para a decisão de compra é preciso avaliar o desempenho, os planos de manutenção, o conforto, a segurança, e, claro, o valor da compra e da revenda. Assim, sentimo-nos muito bem atendidos pela marca e por todo o suporte que nos dão. Somos clientes desde 2015, sempre mantendo boa relação de parceria com todo o time Mercedes-Benz, especialmente com os concessionários que nos atendem nas manutenções preventivas e corretivas. Estamos muito satisfeitos com a negociação e por contarmos com a Mercedes-Benz neste importante momento da Tombini”, destaca Clecio.
“Com essa nova venda, cerca de 20% da frota de 1,5 mil veículos da Tombini segue sendo composta por caminhões da nossa marca”, informa Jaqueline Hilsdorf Neves Marzola, gerente sênior de Vendas Caminhões Regional São Paulo da Mercedes-Benz do Brasil. “Top de linha, o Actros é um caminhão inteligente, eficiente, conectado e um dos mais seguros do Brasil. A Linha 2024 se destaca pormotores potentes e econômicos, com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 6. Além disso, oferecem máxima performance no dia a dia, segurança incontestável, confiabilidade e disponibilidade, conforto, robustez e versatilidade”, diz ela.
Caminhão inteligente
A Linha Actros é oferecida ao mercado em vários modelos e versões para o transporte rodoviário e também mix road, que circula com a mesma eficiência e ótimo desempenho tanto nas estradas como em vias não pavimentadas. É indicado para transporte e logística, como no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas e refrigeradas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e várias outras aplicações.
Neste mês, a Mercedes-Benz iniciou as vendas do caminhão extrapesado Actros 2553 6×2. Este cavalo mecânico para aplicações rodoviárias se destaca pelo motor OM 471 LA de 530 cv de potência a 1.600 rpm, com torque de 2.600 Nm a 1.100 rpm. Trata-se do mais potente da Mercedes-Benz no Brasil. Outro importante diferencial do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem e menores índices de ruído e vibração.
O novo modelo visa atender à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, proporcionando mais produtividade e baixo custo para a operação.
A Mercedes-Benz trouxe também uma nova cabina para a linha Actros atual, a cabina Space, versão mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico. Com isso, o cliente passou a contar com duas opções de cabina: a já anteriormente conhecida Top Space e a Space. Dessa forma, o Actros atende mais aplicações, como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição, por exemplo.
A versatilidade de aplicação do Actros é acentuada também pelo entre eixos mais curto, de 3.250 mm, disponível para os modelos 6×2 e 6×4.
“Tanto a nova cabina, quanto o novo entre eixos, atendem solicitações de clientes que nos pedem soluções para suas necessidades específicas de transporte”, ressalta Jefferson Ferrarez. “Ou seja, mais uma vez, estamos seguindo nosso mantra: As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução”.
A terceira geração do motor OM 471 LA para caminhões extrapesados Actros 2653 6×4, com potência de 530 cavalos, é um exemplo de eficiência em consumo de combustível, sem afetar o desempenho, a dinâmica do veículo e o conforto de condução. Apresenta um turbocompressor de consumo otimizado que, juntamente com o sistema de pós-tratamento dos gases de escape da tecnologia BlueTec 6, permite a economia de combustível de 8% em comparação com o Actros anterior Euro 5.
Outro destaque da terceira geração do OM 471 LA é o freio-motor de alta performance, com 580 cv de potência de frenagem, menores índices de ruído e vibração e retarder opcional. Já o robusto motor OM 460 LA, dos demais modelos Actros, teve sua curva de torque otimizada, com torque máximo a partir de 1.050 rpm.
Para uma dinâmica ainda maior do caminhão, a Mercedes-Benz também se concentrou em todo o trem de força: a transmissão automatizada PowerShift 3 Advanced permite troca de marchas mais rápidas, suaves e precisas, resultando em menor consumo de combustível e maior conforto de dirigibilidade.
O eixo traseiro do Actros, o New Final Drive (NFD), passou a utilizar novos magnetos nos eixos, aumentando o intervalo de troca de óleo e reduzindo em até 50% o custo de manutenção. Mais leve, o NFD resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida. Outro destaque é o CMT/PBTC com capacidade de tração de 62/58 toneladas, mais adequado aos novos semirreboques de 4 eixos.
A segunda geração do MirrorCam fornece ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. Essa nova geração torna ainda mais fácil as manobras e oferece nitidez de imagens, o que se traduz em um nível maior de segurança de condução, tanto para o dia como para a noite.
Dimensões mais curtas trazem outra vantagem, porque na cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.
O Actros é pioneiro no mercado brasileiro ao inovar com o MirrorCam, disponível opcionalmente para clientes. Esse sistema de câmeras digitais traz mais segurança nas estradas e nas manobras, tanto nas vias quanto nos pátios das empresas e das centrais de logística.
A Linha Actros também tem destaques na cabina, caso do painel de instrumentos digital com tela principal configurável de 12 polegadas, para a cabina Top Space, e o painel analógico da versão Space. Os novos bancos pneumáticos nacionais, com revestimento de tecido e vinil, elevam o conforto para o motorista, e o conjunto ótico de faróis em LED oferece maior luminosidade nas vias e estradas, além de maior durabilidade ao sistema.
Opcionais disponíveis para os caminhões Actros: freio a disco, tanque de combustível de 720 litros e ARLA com aquecimento. Além disso, os caminhões Actros já são preparados para ativar os sistemas de gestão de frota FleetBoard e os serviços do Mercedes-Benz Uptime.
O Actros Top Space sai de fábrica com até 16 itens de série de avançada tecnologia: o exclusivo ABA 5 – Active Brake Assist (assistente ativo de frenagem) com reconhecimento de pedestre, Side Guard Assist (assistente de ponto cego), Attention Assist (assistente de fadiga), assistente de parada Hold, ESC (controle eletrônico de estabilidade), piloto automático adaptativo com limitador de velocidade, Proximity Control (assistente ativo de proximidade), EBS, ASR, ABS, sensor de chuva e iluminação, alarme de ré com luzes intermitentes, Lane Warning System (sensor de faixa de rolagem), Hill Holder (auxílio de partida em rampa, HSA), farol para auxílio em manobras e farol alto inteligente. Entre os recursos de segurança do Actros também estão disponíveis, como itens opcionais, o freio auxiliar retarder e airbag para o motorista. “Isso comprova que sempre inovamos quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida do motorista, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Reafirmamos assim o compromisso da Mercedes-Benz com o ecossistema do transporte responsável”, ressalta Jefferson Ferrarez.