Ultracargo inicia construção de novo terminal no Tocantins

Dando seguimento a sua estratégia de se tornar uma provedora de soluções logísticas integradas, a Ultracargo, considerada a maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, começou as obras do terminal de granéis líquidos em Palmeirante, TO. As escavações para a construção do primeiro tanque começaram em janeiro e a previsão é concluir a montagem de toda a estrutura até setembro.

Serão 13 tanques, sendo 12 deles para armazenamento de produtos como gasolina, diesel e etanol, e o 13º para armazenamento de água que comporá o sistema de combate a incêndio da unidade. Os tanques contarão com moderno sistema de segurança, com diques de contenção contra vazamentos e acionamento de líquido gerador de espuma em caso de fogo ou chamas. A Central de Transferência de Produtos (CETRAN) não terá mangotes, reduzindo o risco de acidentes e proporcionando melhor ergonomia aos operadores que futuramente trabalharão no terminal.

A previsão é que até 400 pessoas sejam envolvidas na obra, entre trabalhadores locais e profissionais especializados em operações complexas que virão de outras regiões do Brasil. As contratações serão realizadas por empresas terceiras, responsáveis por diferentes fases da obra.

Seguindo o protocolo aplicado na construção do terminal de Vila do Conde (PA), haverá um cuidado com a sustentabilidade, com o reaproveitamento de água na condução dos testes hidrostáticos e destinação adequada dos resíduos, conforme a legislação.

O Terminal de Palmeirante receberá e expedirá produtos pelos modais rodoviário e ferroviário, conectando-se pela malha da VLI até o Porto do Itaqui, MA, onde a Ultracargo tem um terminal que pretende expandir. Ao ser inaugurada, a nova unidade facilitará a chegada de combustíveis no interior do Maranhão, Tocantins, Pará e Mato Grosso.

“Ao construir mais um terminal, estamos dando continuidade à estratégia de transformarmos a Ultracargo em uma empresa de soluções logísticas integradas, conectando a costa brasileira ao interior do país. A conexão ferroviária garantirá mais segurança e sustentabilidade ao transporte de granéis líquidos, e está em linha com a nossa expectativa de oferecer opções mais eficientes aos nossos clientes”, diz o diretor Executivo de Operações e Engenharia da Ultracargo, Leopoldo Gimenes. O novo terminal terá 23.000 m³ de capacidade de tancagem. A expectativa é que a operação possa começar no início de 2025. Atualmente, a Ultracargo opera terminais em Rondonópolis, MT, e nos portos de Santos, SP, Rio de Janeiro, RJ, Aratu, BA, Suape, PE, Itaqui, MA, e Vila do Conde, PA. A empresa ainda adquiriu 50% da Opla, terminal de etanol localizado em Paulínia, SP. A capacidade de armazenagem da empresa supera 1 milhão de metros cúbicos.