A GOLLOG, unidade de soluções logísticas da GOL Linhas Aéreas, marca presença no Intermodal para estreitar o relacionamento com empresas que necessitam da logística para alavancar seu negócio.
Com a intenção de apresentar sua parceria com o Mercado Livre, que desde 2022 possui uma operação dedicada a aviões para transporte exclusivo de cargas, a GOLLOG tem um estande para explorar a vantagem competitiva de aviões cargueiros aos negócios, garantindo maior velocidade de entrega.
A aliança com o Mercado Livre é tão relevante para o setor de logística e de aviação no Brasil, que, de acordo com dados da Agência Nacional de Aviação Civil, garantiu a liderança do mercado e a consolidação da GOLLOG como o maior transportador aéreo nacional de cargueiros, com 51% de todo o volume transportado em janeiro de 2024, conforme os mesmos dados de demanda divulgados pela ANAC.
“Trata-se de uma parceria que deve se aprofundar ainda mais, com a expectativa pelo aumento da frota cargueira. A multimodalidade está sendo cada vez mais usada para casos esporádicos de restrição de malha aérea. Essa oferta de produtos e serviços cada vez mais completa é o nosso diferencial e é isso que vamos apresentar no evento”, comenta Rafael Martau, diretor executivo da GOLLOG.
Além de integrar o time da GOLLOG no evento, Pollyanna Mongs, gerente geral de Vendas da GOLLOG, vai participar de um painel da Abralog – Associação Brasileira de Logística com Luciana Silva Bueno, do Grupo HOPE, e Marco Fabrizio, do MeliAir, no dia 7 de março, no período da tarde. Nesse encontro, os executivos vão destacar pontos importantes sobre o “Uso da logística aérea para abastecimento sincronizado de lojas sem rupturas”.
“O transporte aéreo oferece uma velocidade significativa na entrega de mercadorias, permitindo uma reposição rápida de estoque em um curto espaço de tempo, evitando interrupções nas operações da loja. As estratégias como o uso de voos cargueiros foram consideradas para garantir uma entrega ágil e pontual dos produtos, especialmente quando se considera a velocidade do transporte aéreo e uma logística inteligente”, explica Pollyanna.
Com projeções de ampliar as operações pelo Brasil, a GOLLOG possui atualmente 118 lojas com serviços de transporte diferenciados e especializados, que também são apresentados no Intermodal, como o GOLLOG Saúde e GOLLOG Animais, para atender demandas específicas com mais comodidade.
Parceria com Mercado Livre movimentou 11,2 milhões de pacotes
Desde a primeira operação que selou a parceria entre GOLLOG e Mercado Livre, no dia 2 de setembro de 2022, já foi realizado o transporte de 11,2 milhões de pacotes. Os aviões dedicados a essa operação fazem parte da frota atual da GOL, passando por um processo de conversão para cargueiros, com equipamentos inovadores em termos de carga e eficiência e capacidade para 24 toneladas.
As seis aeronaves cargueiras em operação realizaram o transporte de produtos do Mercado Livre para as cidades de Brasília (BSB), Fortaleza (FOR), Recife (REC), São Luís (SLZ), Manaus (MAO), João Pessoa (JPA), Teresina (THE), Porto Alegre (POA) e Salvador (SSA). A expectativa para 2024 é ampliar as rotas e chegar a mais capitais. Com a força operacional da GOL, o Mercado Livre reduz em até 80% o tempo de entrega para rotas mais longas, como as regiões Norte e Nordeste, e em até 50% em rotas médias, como o Centro-Oeste.
Ainda segundo dados da ANAC, e considerando a demanda do mercado de carga paga aérea doméstica (cargueiros e os porões das aeronaves) do Brasil, em janeiro de 2024, que somou 30 mil toneladas transportadas, a GOLLOG liderou o mercado com 37% dessa movimentação, equivalente a 11 mil toneladas transportadas. “A partir da aliança com a GOLLOG, seguimos ampliando a nossa malha aérea para oferecer o envio mais rápido possível aos nossos usuários”, destaca Pablo Navarrete Saffie, diretor sênior de Transportes do Mercado Livre na América Latina. “Buscando otimizar esse tipo de transporte, que lançamos em abril de 2022, estamos avaliando alternativas e novos serviços com a GOLLOG, que podem contribuir muito com o desenvolvimento da rede logística do Brasil, onde o transporte aéreo tem enorme potencial trazer mais velocidade, regularidade e pontualidade, como já operamos no Mercado Livre”, completa ele.