Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos foi lançada durante a Intermodal 2024

A última quarta-feira, 6 de março, segundo dia da Intermodal 2024, foi marcada por um momento histórico para o setor portuário nacional: o lançamento da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos. O evento ocorreu no estande do Porto do Itaqui, que iniciou todas as tratativas para que isso acontecesse. O porto do Maranhão assume a vanguarda desse projeto promissor, ao lado de alguns dos principais portos brasileiros.

Para Gilberto Lins, presidente do Porto do Itaqui, “o Itaqui se posiciona como um grande apoiador desse projeto promissor evidenciando o compromisso do governador Carlos Brandão e do Maranhão em promover o desenvolvimento sustentável. A criação dessa aliança é um grande marco que impactará positivamente as futuras operações”.

A Aliança reúne diversas empresas, portos públicos e privados, associações de portos, startups e todos os demais atores do setor, com o propósito comum de multiplicar um trabalho de descarbonização dos portos brasileiros.

Luane Lemos, gerente de meio ambiente do Porto do Itaqui, ressaltou que “essa aliança é fundamentada em uma experiência espanhola, onde portos colaboram para descarbonizar suas operações. Aqui no Brasil, com toda nossa força e potencial, esperamos ser um centro de troca de experiências e tecnologias para alcançarmos a descarbonização do setor portuário brasileiro”.

Lançamento e apoio institucional

O lançamento oficial da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos reuniu alguns dos maiores portos do Brasil, como: o Porto de Pecém (CE); Portos do Paraná; Porto RS; Imbituba (SC); Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba; Porto do Açu (RJ); Porto Sudeste (RJ); Porto de Suape (PE), além de entidades extremamente representativas, como a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP),  Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) e o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação de Apoio Portuário.

Diversas entidades também participaram como signatárias e fundadoras da Aliança, incluindo o Corredor Logística e Infraestrutura (CLI), o Consórcio Tegram (MA), a Bunker One, a ZCarbon Soluções em Descarbonização, a VIrtu GLN, a PortGreen Consultoria, a Suzano, a Santos Brasil, a Rightship, a G5 Soluções Logística, Transpetro, Granel Química e a Vports.

A aliança conta, também, com o apoio institucional da Fundaciòn ValenciaPort (Espanha) e da Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, que esteve representada pelo diretor do departamento e novas outorgas e políticas regulatórias portuárias, Bruno Neri. Em sua fala, o diretor garantiu que a agenda de descarbonização é uma prioridade do Ministério dos Portos e Aeroportos. “A Aliança conta com nosso apoio institucional”, afirmou o diretor.

O diretor de desenvolvimento de negócios internacional da Fundação Valenciaport (Espanha), Miguel Neri, destacou que “a Aliança representa um espaço de colaboração, fomentação do conhecimento, capacitação e apoio a todos os intervenientes envolvidos neste desafio global de descarbonização das atividades portuárias”.

Compromisso sustentável e eficiente

A criação da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos representa um marco na busca por soluções sustentáveis no setor portuário nacional. Ao unir forças em prol de um futuro mais limpo e eficiente, os portos brasileiros reforçam seu compromisso com a descarbonização e a construção de um setor portuário mais sustentável.

Nesse processo, o Porto do Itaqui se posiciona como protagonista por ser o primeiro porto público brasileiro a implantar o seu programa de descarbonização, o que deve acontecer no segundo semestre deste ano.

O evento de lançamento foi considerado histórico por marcar o início de uma fase crucial para a transformação e modernização do setor, contribuindo significativamente para um meio ambiente mais saudável e sustentável.