O Grupo Descartes Systems (Nasdaq: DSGX), líder global em integração de negócios intensivos em logística no comércio, anunciou que a principal varejista de cozinhas do Reino Unido, Wren Kitchens, alcançou significativos avanços em sua operação após adotar a solução de agendamento dinâmico, planejamento e otimização de rotas da Descartes. Esta implementação possibilitou um aumento de 56% na quantidade de agendamentos realizados pelos inspetores, além de uma redução considerável nos custos gerais por agendamento, resultando em uma economia anual de 2 milhões de euros para a empresa. Essa ferramenta teve um impacto notável na produtividade dos inspetores da Wren, os quais frequentemente visitam residências de clientes para fornecer estimativas em projetos de renovação de cozinha ou quarto.
“À medida que o negócio se expandiu, desenvolvemos um sistema legado interno. Queríamos uma ferramenta mais robusta com a capacidade de agendar compromissos com intervalos de 2 horas e otimizar quem, onde e quando um inspetor visita para realizar estimativas para os clientes”, disse Lee Holmes, Diretor de Transporte e Logística da Wren Kitchens. “Com a Descartes, agora quando um cliente agenda um compromisso, a solução trabalha nos bastidores para otimizar automaticamente os horários dos inspetores e as rotas de viagem para os compromissos. Isso nos permite aumentar o número de visitas por dia em uma área, o que não só reduz a quilometragem e o consumo de combustível, mas também diminui o custo por compromisso. Trabalhando com a Descartes, economizamos 13% nos custos anuais de combustível, o que equivale a aproximadamente 354.000 milhas a menos percorridas”, finaliza o executivo.
A solução de roteamento da Descartes faz parte das soluções de entrega de last-mile baseadas em nuvem, que ajuda empresas intensivas em distribuição a melhorar a eficiência operacional e a experiência do cliente. Ela suporta requisitos de entrega dinâmicos, incluindo distribuição no mesmo dia, oferecendo janelas de tempo flexíveis, eficientes e econômicas e opções de entrega. Utilizando tecnologia avançada de otimização, a solução reduz a distância percorrida por entrega para maximizar a capacidade de entrega e maximizar a produtividade de recursos móveis.
Com um aplicativo móvel integrado baseado em GPS, a solução coordena motoristas, despachantes e centros de chamadas para garantir que as rotas sejam executadas conforme o planejado e que exceções sejam tratadas eficientemente. A prova eletrônica de entrega (ePOD) captura detalhes de entrega e simplifica o processo de entrega, e o engajamento do cliente de autoatendimento permite que os clientes rastreiem pedidos em tempo real. Além disso, a ferramenta melhora a sustentabilidade da entrega através do aumento da produtividade da rota, o que reduz as emissões de CO2 por entrega, gera economias de combustível e elimina manifestos e documentos em papel.
“Estamos satisfeitos que nossa solução de roteamento esteja ajudando a Wren a alcançar padrões ainda mais altos de excelência no atendimento ao cliente e ganhos de produtividade excepcionais, que estão gerando benefícios atraentes para o resultado final”, disse Gary Taylor, Vice-Presidente de Vendas, EMEA, da Descartes. “Para empresas com frotas de veículos voltadas para o serviço, como a Wren, o roteamento eficiente é fundamental para superar os desafios associados ao aumento das demandas dos clientes e à escassez de mão de obra. As soluções de planejamento e execução de rotas da Descartes ajudam empresas de todos os tamanhos em diversas indústrias a transformar o desempenho operacional e aprimorar a experiência do cliente, complementa o executivo.