Pensando sempre na segurança e sustentabilidade do negócio e dos clientes, a Asia Shipping, líder em integração digital de cargas por modal aéreo, marítimo e rodoviário, incorpora mais uma inovação em suas operações marítimas de importação: o HBL (House Bill of Lading) Digital. Esse documento, também conhecido como conhecimento de embarque marítimo, assegura a posse e a propriedade da carga embarcada, sendo emitido por transportador internacional (armador / nvocc) ao cliente final por meio da plataforma Wave BL, que utiliza tecnologia blockchain para garantir a transferência instantânea, criptografada e autenticada dos documentos.
Antes dessa tecnologia, o BL era impresso e assinado manualmente e entregue ao exportador em três vias. Durante a pandemia da Covid-19, o envio deste documento foi afetado devido às diversas restrições. Nesse período, a Asia Shipping começou a buscar novas soluções para substituir o papel. Foi quando surgiu uma nova portaria autorizando a utilização do documento de forma digital.
Durante os testes e preparação para mudança desse processo, a Asia Shipping testou a emissão do BL em consignação com os armadores, o chamado MBL. Durante esse período, a empresa emitiu cerca de 26 mil documentos digitais pela plataforma Wave BL, eliminando aproximadamente 78 mil folhas de papel.
“Com a emissão direta do documento pela Asia Shipping ao cliente que recebe a carga, o processo ganhou mais agilidade e segurança das informações, além de reduzir a burocracia, o uso do papel e os custos extras para o importador – em caso de atraso no envio do BL”, comenta Alexandre Pimenta, CEO da Asia Shipping.
Além do fator ambiental, a implementação do HBL Digital resulta em outras três melhorias como a certificação de autenticidade: uma vez que o documento possui maior rigor de segurança em cadeia criptografada de autenticidade via blockchain, assegurando seu emissor, portador, e demais intervenientes que se utilizam do documento; agilidade: ao passo que o documento pode ser disponibilizado por sistema eletrônico dispensando remessas físicas; e redução de custos: não sendo mais necessário que o exportador e importador transitem vias físicas por courrier internacional reduzindo, inclusive, chances de extravios ou problemas similares.