A Comfrio, uma das maiores empresas brasileiras em soluções de logística refrigerada nos setores de alimentos, food service e agronegócio, com clientes como Corteva, Bayer e Syngenta, registrou alta de 17% das suas receitas e de 70% do Ebitda em 2023.
Os resultados anuais são os primeiros anunciados após a empresa passar a ser controlada pelo terceiro fundo de private equity do Aqua Capital. Com capitalização, alongamento do perfil da dívida e compra de uma parcela minoritária da empresa pelo próprio time de gestão, mais de R$ 400 milhões foram injetados na empresa.
Para 2024, a perspectiva de crescimento é positiva. A empresa tem investimentos confirmados de R$ 90 milhões para o ano, dos quais R$ 25 milhões vão para a compra de equipamentos de movimentação, principalmente empilhadeiras, e aproximadamente R$ 30 milhões para a expansão da atuação da companhia no Brasil. Com a compra de equipamentos, no lugar do aluguel, a empresa vai economizar cerca de R$12 milhões por ano.
Com isso, a Comfrio busca ampliar ainda mais seu portfólio de clientes, reconhecido pela qualidade e por reunir as maiores companhias do país. Ao longo de 2023 e no primeiro bimestre de 2024, a empresa fechou novos contratos com grandes empresas e líderes dos setores de lácteos, proteína animal, food service e agro, segmento no qual atua com a armazenagem de sementes transgênicas de milho, e é líder de mercado, e soja.
Segundo Sidney Catania, CEO da Comfrio, o novo momento é de muito otimismo: “Nos últimos 10 anos, mesmo com os desafios causados pela volatilidade da economia brasileira e pelos efeitos da pandemia, a empresa foi hábil em construir uma sólida relação com seus clientes em todos os segmentos que atua, muito calcado nos níveis de serviço e inovação. Com a economia brasileira apresentando sinais positivos, vamos continuar crescendo juntamente com os nossos clientes, agora com uma estrutura de capital mais sólida”, afirma.
Além dos investimentos em equipamentos e expansão, a companhia também injetará recursos em tecnologia da informação, apostando cada vez mais na conectividade com os seus clientes, e em sustentabilidade. Atualmente 90% da energia utilizada nos armazéns da Comfrio está contratada para um período de cinco ou mais anos no mercado livre e investimentos em captação de energia solar foram realizados em estados como São Paulo e Paraná. Nos últimos três anos, a empresa deixou de gerar oito mil toneladas de CO2 o que equivale a 55 mil árvores, fruto de um projeto de reflorestamento.