A Solfácil, considerada o maior ecossistema de energia solar da América Latina, anuncia a inauguração de seu Centro de distribuição em Jundiaí, em São Paulo. A nova planta representa um investimento de R$ 200 milhões e vai otimizar a logística da empresa, reduzindo o prazo médio de entrega na região Sudeste em quase 50% – de 11 dias úteis para 6 dias.
Com mais de 13.000 m², o espaço será usado para armazenar todos os equipamentos necessários para atender às necessidades dos parceiros instaladores, incluindo inversores on-grid e híbridos, baterias, carregadores veiculares, miscelâneas para kits fotovoltaicos e o hardware IoT Ampera, um dispositivo inteligente proprietário da empresa que monitora os sistemas de energia solar.
A novidade chega após um ano do lançamento do Centro de Distribuição em Jaboatão dos Guararapes, PE, no qual a empresa investiu R$ 100 milhões em um espaço de 6.200m², visando otimizar a logística e entrega na região Nordeste. Esse investimento permitiu uma redução de 30% no prazo de entrega.
“Estamos buscando proximidade dos parceiros das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Além de aumentar a eficiência operacional e reduzir o tempo de transporte, estaremos mais bem preparados para atender à alta demanda do mercado. O novo CD conta com tecnologia de ponta para armazenagem e expedição de produtos, além de um sistema de gestão automatizado que garante a eficiência das operações. A localização estratégica em Jundiaí, próxima às principais rodovias do Estado, também contribui para a agilidade nas entregas,” diz Brainer Martins, COO da Solfácil.
Expansão do CD no Brasil para fortalecer ecossistema solar
A inauguração do Centro de Distribuição em Jundiaí marca um passo importante na estratégia de expansão da Solfácil, que já possui CDs em Itajaí, SC, e Jaboatão dos Guarapés, PE, que otimizam a logística e entrega para as regiões Sul, Nordeste e Centro-Oeste, respectivamente.
Recentemente, a Solfácil anunciou um reposicionamento estratégico em seu modelo de negócio para consolidar sua posição como maior ecossistema de energia solar da América Latina. A empresa, que antes oferecia apenas financiamentos, agora disponibiliza também serviços de distribuição de equipamentos fotovoltaicos, monitoramento de projetos de energia solar, seguros e programas de benefícios para os parceiros integradores.
Com esse novo posicionamento, passa a oferecer uma solução completa para os integradores, profissionais responsáveis pela condução e instalação de projetos de energia solar. O objetivo permanece o mesmo: ampliar o acesso à energia solar para pequenos, médios e grandes projetos e contribuir para a liberdade energética.
“A Solfácil é uma empresa que se compromete com o longo prazo. Cada movimento que fazemos em nosso ecossistema é pensando em facilitar a jornada do integrador no mercado de energia solar. Nosso ecossistema possibilita que atender a todas as necessidades em um único local, desde o financiamento até a distribuição de equipamentos e pós-venda para impulsionar o setor de GD no Brasil”, diz Fabio Carrara, CEO e fundador da empresa. Em seis anos de operação, a Solfácil conta com mais de 20 mil integradores parceiros conectados à sua plataforma em todas as cidades dos 26 estados e no Distrito Federal. A startup já viabilizou a instalação de mais de 100 mil projetos solares em todo o Brasil.