O grupo de intralogística Mecaluxprojetou e instalou os sistemas de armazenamento do novo centro logístico da General Óptica nos arredores de Madrid (Espanha). A empresa líder na comercialização de soluções ópticas em Espanha, e também uma referência em Portugal, decidiu internalizar a sua logística para oferecer o melhor serviço às 321 lojas de óptica que possui em toda a Península Ibérica.
O novo armazém da General Óptica expede uma média diária de 4.000 pedidos, movimenta 100.000 armações e está preparado para absorver o crescimento previsto para os próximos dez anos. Localizado em San Fernando de Henares, ele possui 2.000 m² dedicados ao armazenamento e 300 m² para escritórios. “A partir daí, os produtos são distribuídos para fornecedores, lojas físicas e clientes online, e é realizada a reposição de armações e o gerenciamento de devoluções”, explica Juan González, responsável pela Logística e Transporte da General Óptica. Para tal, utiliza um sistema de transporte automático de caixas e estantes para paletes e picking da Mecalux.
“Para se adaptar à estratégia omnichannel, o armazém exigiu um grau de automação que multiplicasse a eficiência nos processos e reduzisse possíveis erros no picking e na expedição de produtos”, enfatiza González. General Óptica realiza cerca de 12.000 transações por dia em seu centro de logística, onde os produtos são pré-classificados em caixas através de dispositivos put-to-light. Em seguida, os transportadores levam as mercadorias para a área de consolidação. “A automação agilizou ao máximo nossos processos prévios de expedição, otimizando a capacidade de nossos envios”, afirma a empresa que que distribui armações, óculos de proteção para ambientes industriais, acessórios como clipes, cordões de fixação e estojos de reposição, entre outros artigos.