A Marko Sistemas Metálicos, fabricante exclusiva do sistema de cobertura Roll-on, produto patenteado em mais de 20 países, vai iniciar, no segundo semestre, a obra do primeiro galpão logístico do Brasil com cobertura Roll-on Green Steel utilizando aço com emissão reduzida de CO2, produto inovador que contribui para um futuro mais verde e sustentável.
O galpão, que será construído na Rodovia Presidente Dutra na altura de São João de Meriti, Baixada Fluminense do Rio, receberá o certificado de aço verde XCarb™ da ArcelorMittal, maior produtora de aço do país e líder no mercado mundial. O certificado faz parte do Programa XCarb ® e representa o caminho rumo à descarbonização do processo produtivo do aço e a meta de zero emissões até 2050.
De acordo com o diretor de Operações da Marko, Christophe Schwarzberg, o chamado Aço Verde, com emissão reduzida de carbono, deve se consolidar em breve na Europa e os demais países seguirão nessa agenda, o que já está acontecendo no Brasil.
Para ele, dentro dessa conscientização sobre sustentabilidade, os clientes vão almejar a compensação da emissão de carbono no processo construtivo de seus empreendimentos e a Marko está pronta para atendê-los. “Nossa cobertura já é pensada para possibilitar economia de energia, o reuso da água, aplicação de painéis solares sobre a cobertura, diversas soluções de conforto térmico e acústico, e, agora, com o aço com emissão reduzida de carbono, se consolida definitivamente como uma solução alinhada à proteção ao meio ambiente”, diz Christophe.
Segundo ele, a empresa agregou esse conceito em seu sistema de cobertura num movimento de trazer recursos cada vez mais sustentáveis para os condomínios logísticos, atendendo não só a demanda dos clientes, mas também se alinhando cada vez mais à agenda ESG.
Ele ressalta que a cobertura Roll-on, em sua essência, já tem o DNA da sustentabilidade por ser uma estrutura metálica industrial, 100% fabricada em aço galvanizado sem soldas, sobreposições, sem necessidade de pintura ou outros processos agressivos ao meio ambiente. “Nos orgulhamos em ter um produto exclusivo no mundo, com tecnologia desenvolvida pela empresa e totalmente alinhado à sustentabilidade. Nosso sistema proporciona uma obra limpa, permite o escoamento da água para a extremidade da edificação, facilitando a capacitação de águas pluviais para reuso e eliminando a necessidade de utilização de rede de drenagem no seu interior; permite ventilação natural e isolamento termo-acústico, reduzindo o consumo de energia; e, ainda, tem a possibilidade de reciclagem da sobra de aço, já que ele tem alto valor agregado e pode ser derretido para a confecção de outras peças”, detalha, ressaltando ainda que a Marko avalia no momento retomar sua filiação à GBC – Green Building Council, organização que tem como missão desenvolver a indústria da construção sustentável no país.
Dados do IBGE revelam que a produção de estrutura metálica em 2021 atingiu 1,67 milhão de toneladas. Levantamento da ABCEM – Associação Brasileira da Construção Metálica, apontam que, desde 2019, o crescimento do setor vem alcançando 21% ao ano.
Christophe complementa os números, exaltando que a Marko alcançou a marca de 20 milhões de metros quadrados de cobertura metálica instalada nos últimos anos, registrando uma média anual superior a 1 milhão de metros quadrados de cobertura Roll-on executada. Segundo ele, durante a pandemia viu sua demanda crescer significativamente. “Isso se explica pelo avanço avassalador do e-commerce”, sinaliza, anunciando que a empresa está em pleno processo de expansão não só no território nacional, mas avançando também em toda a América Latina e EUA.
A Marko, que tem entre seus clientes grandes redes varejistas, indústrias e grandes desenvolvedores logísticos, como a Prologis, GLP, Brookfield, Gtis, BRProperties, Bresco, Hines, entre outros, planeja investir, em 2024/2025, R$ 20 milhões na construção de uma nova unidade em Pernambuco, além de estar avaliando a implementação de outra fábrica, dessa vez em solo americano. A estimativa da empresa, cujo faturamento é da ordem de R$ 400 milhões por ano, é fechar o ano com faturamento 30% maior que o ano passado.