Fique por Dentro – Ed. 239

Total Express

Em um cenário de crescimento do e-commerce e da popularização dos sites de compras internacionais, a Total Express, empresa de logística integrada, anuncia a chegada de Thiago Brito como novo Head de Internacional. O executivo responderá a Eduardo Peixoto, VP Comercial da Total Express, e tem a missão de apoiar a estratégia de consolidação da companhia como um dos maiores players no mercado de encomendas internacionais. Brito possui MBA em Marketing e Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mais de 10 anos de experiência no mercado internacional, atuando principalmente em negociações e melhorias de processos operacionais. O profissional teve um papel fundamental, junto ao Instituto Procomex, desde as primeiras discussões com a RFB e os principais intervenientes do mercado, que resultaram na criação do Programa Remessa Conforme.

Freto

A logtech Freto acaba de promover Shelbi Santos, que ocupava a cadeira de head, a diretor de Operações. O executivo está na empresa, fundada em 2018, desde o início de 2019, tem 15 anos de experiência em logística rodoviária e assume a nova posição para expandir a operação garantindo a eficiência logística do negócio. Antes de ingressar no Freto, Santos teve passagens pela JSL, onde ficou sete anos e alcançou o cargo de coordenador geral de Operações Logísticas, e pela Agrega Tech, ocupando a gerência de Operações de Logística.

Loggi

A Loggi anuncia a chegada de Viviane Sales como nova vice-presidente de vendas. A executiva ficará responsável pelas áreas de planejamento, sucesso e experiência do cliente, operações e estratégia comercial e terá como foco ampliar o desenvolvimento de novos mercados junto a pequenos e médios negócios, além de manter o crescimento junto aos clientes corporativos da Loggi – entre grandes marketplaces e empresas de diversos segmentos. Viviane tem extensa atuação na liderança de empresas e startups de tecnologia, entre elas Creditas, Twitter, BCG e, antes de assumir a posição na Loggi, era country manager da Incode Technologies. Possui MBA pela Kellogg School of Management – Northwestern University, com habilitações em Marketing, Finanças e Gestão de Organizações e Bacharelado em Administração de Empresas pela FGV- EAESP, com habilitações em Finanças e Economia.

Nissan

Com o objetivo de fortalecer sua operação e preparar-se para sua nova fase no país, a Nissan reforça a área comercial com a nomeação de Ricardo Bianchi como novo diretor de Vendas da Nissan do Brasil. O executivo ingressou na companhia em 2023 como gerente sênior de Operações de Vendas. Bianchi tem mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva, tendo ocupado cargos de liderança em áreas como desenvolvimento de rede, varejo, estratégia de vendas, pós-vendas e marketing. É formado em Administração de Empresas e tem especialização em Serviços e e-Commerce, ambas pela Universidade Metodista de São Paulo.

Sompo

A seguradora Sompo acaba de anunciar que Andreia Paterniani e Cristiane Martins da Silva foram nomeadas novas diretoras executivas. Andreia assume o cargo de Diretora Executiva de Sinistro, enquanto Cristiane será responsável pela Diretoria Executiva de Atuarial, Gestão de Riscos e Compliance. Esta é a primeira vez que mulheres ocupam cadeiras no board da companhia. A Sompo também anuncia a promoção de Roberta Caravieri ao cargo de Diretora de RH e Sustentabilidade e de Isabel Candido Willig ao cargo de Diretora Jurídica. Com isso, a seguradora conta agora com cinco mulheres em cargos de diretoria, uma vez que, em janeiro deste ano, já havia anunciado a contratação de Maria Cristina Bettencourt como diretora de Resseguros, Atuarial de Produtos, Produtos Corporativos e Precificação. Andreia está na companhia desde 2017 e é formada em Processamento de Dados, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e com especialização em Estratégia de Negócios Internacionais pela FGV. A executiva conta com mais de 25 anos de experiência na área de seguros, especialmente em Sinistros, implantando diversos processos de inovação tecnológica em serviços e estratégia de atendimento personalizado aos clientes e corretores. Cristiane está na companhia desde julho de 2021, quando assumiu a posição de superintendente e, em fevereiro de 2023, a diretoria das áreas pelas quais é responsável até hoje. Conta com cerca de 20 anos de experiência na área Atuarial de seguradoras nacionais e multinacionais. Com uma carreira desenvolvida nos segmentos de Seguros, Previdência Complementar Aberta, Saúde, planos Odontológicos e Capitalização, acumula expertise na gestão de equipes e projetos, bem como na administração de reservas locais (Susep e ANS) e internacionais (IFRS) e precificação atuarial de produtos. É graduada em Ciência Atuariais pela FMU, com MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Roberta atualmente é responsável pelas estratégias de gestão e desenvolvimento de pessoal, qualidade de vida, Diversidade, Equidade & Inclusão (DE&I) e Sustentabilidade da companhia. Está na Sompo desde 2007 e antes do cargo atual, era superintendente de RH. Formada em administração de empresas, conta com especialização em Modelagem Estrutural pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pós-graduação em Gestão de Negócios Internacionais pela Fundação Armando Álvares Penteado. Com cerca de 30 anos de experiência na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, acumula experiência na área de Remuneração e todos os subsistemas de RH (incluindo gestão de Saúde e Comunicação Interna), desenvolvimento de programas de Avaliação de Desempenho, Plano de Carreira, Modelos de PLR, Bônus, Qualidade de Vida e Responsabilidade Social. Isabel atua há mais de 20 anos na área Jurídica em companhias de Seguros, bancos multinacionais e escritórios de advogados, sobretudo com foco nas áreas cível, trabalhista, societário, empresarial e regulatório. Está na Sompo desde 2010 e antes do cargo atual era Superintendente Jurídica. É formada em Direito, com extensões nas áreas de Seguros e Resseguros, Direito Digital, Direito Empresarial, ESG e MBA em Administração.

VLI

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, anuncia o novo presidente do seu Conselho de Administração para mandato de um ano. O órgão, responsável pela deliberação e tomada de decisões estratégicas da companhia, agora passa a contar com dez integrantes – três a mais que que nos anos anteriores. Marcos Pinto Almeida, líder de Infraestrutura da Brookfield na América do Sul, foi eleito presidente do Conselho. Almeida tem mais de 20 anos de experiência em Finanças, Fusões e Aquisições, e é responsável pela expansão dos negócios de Infraestrutura da Brookfield. Ele é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, com MBA na Universidade de São Paulo. A VLI anuncia, ainda, a permanência de Mônica Stefanini Herrero como conselheira independente no Conselho de Administração. A posição, criada em maio de 2022, é um avanço que coloca a VLI como uma referência no rol de companhias de capital fechado, uma vez que não possui obrigação legal ou regulatória de ter membros independentes no seu Conselho de Administração. A VLI passou a ter uma nova estrutura acionária após a transferência de 10% das ações da Mitsui para a Brookfield, concluída em abril último. Com essa transação, a gestora de investimentos canadense se torna a principal acionista da empresa com 36,5% de participação. Na sequência vêm Vale, com 29,6%; FI-FGTS, com 15,9%; Mitsui, com 10%; e BNDES Participações, com 8%.

Ultracargo

A Ultracargo, provedora de soluções logísticas integradas e maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, anuncia a chegada de Marlos Tavares para o cargo de Diretor Comercial. O executivo atuará em parceria com Fernando Chamma Dihel, que agora segue como Diretor de Novos Negócios, responsável por impulsionar os planos de crescimento e interiorização da empresa. Com mais de 20 anos de experiência nos mercados de logística, operações, comercial e Supply Chain, Tavares tem MBA em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e é especializado em Valuation e M&A pela ISE Business School. Ao longo de sua trajetória profissional, já atuou em grandes empresas do mercado, como G2L, Santos Brasil, Tegma, Maersk e outras.

Blue Yonder

A Blue Yonder, considerada líder em transformações digitais da cadeia de suprimentos, reafirma que a América Latina (LATAM) é uma região prioritária ao anunciar a nomeação de dois novos executivos, ambos de nacionalidade mexicana, para liderar a região. Jaime Estrada, que anteriormente ocupava o cargo de Diretor de Vendas da North LATAM, passa para o cargo de Vice-Presidente de Manufatura e Logística LATAM. Albert Jung ingressa na empresa como Vice-Presidente de Varejo LATAM. Eles se juntam ao brasileiro Samuel Baccin, Vice-presidente Partner Success LATAM, como os principais executivos para a região. 

Portos RS

A Diretoria Executiva e os conselhos de Administração e Fiscal da Portos RS, responsáveis pela administração dos Portos do Rio Grande do Sul, foram reconduzidos para mais dois anos de gestão. A empresa pública segue sob a liderança do presidente Cristiano Klinger, que dará continuidade à missão de consolidar a Portos RS como principal hub portuário do Conesul. A decisão foi deliberada pelo governador do Estado, Eduardo Leite, e pelo secretário de logística e transporte, Juvir Costella. Além do presidente, permanecem na liderança da empresa o diretor de Gestão Administrativa e Financeira, João Alberto Gonçalves; de Infraestrutura, Lucas Meurer; de Operações, Romildo Bondan; de Meio Ambiente, Henrique Ilha; e de Relações Institucionais, Sandro Oliveira. O Conselho de Administração recebe um novo integrante: Marcelo Andrade Moreira Pinto, indicado pela União. Moreira Pinto é engenheiro civil e diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O novo integrante irá se juntar aos demais membros reconduzidos ao cargo: a presidente e advogada Jacqueline Wendpap; o geógrafo Américo Elmo Bulla Junior; o engenheiro mecânico Eduardo Teixeira Neto; o economista José Fernando Marchiori; e o engenheiro civil Thierry José da Silva Rios. O Conselho Fiscal é composto pelo presidente, o contabilista Cristian Kuster, pelo administrador Renato Aldair Menezes da Silveira, e pelo bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Thiago Lorenzom.

4TRUCK

Fabricante de implementos rodoviários, a 4TRUCK contratou Rafael Vargas para o cargo de gerente comercial. O profissional tem 29 anos de atuação nas áreas comercial e de gestão, tendo já desempenhado diversas funções na área comercial, tanto em indústria de autopeças, quanto em empresas do segmento automotivo, se especializando no atendimento às montadoras (linhas leve e pesada) e grandes contas empresariais. A trajetória do executivo inclui empresas como Wurth, Fracht AG, Isringhausen GmbH, Filtros Tecfil e UFI Filters Group.

Seguros SURA

A Seguros SURA anuncia Adriana Gallego como gerente de Competitividade Logística e Contas Globais. A executiva possui mais de 20 anos de experiência no setor securitário e no ramo de Transportes. Adriana, que ingressou na SURA em 2012 trabalhando nas áreas de subscrição, dará sequência a estratégia de aprimoramento das áreas de Transportes e Contas Globais da companhia. O anúncio da executiva é parte da estratégia da SURA na evolução dos principais setores da companhia.

G2L

A G2L, operador logístico da Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço, anuncia a chegada de Marcos Bagnolesi para o cargo de CEO da empresa. Bagnolesi é formado em Engenharia pelo Instituto Mauá de Tecnologia, possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Mercado pela FGV e conta com mais de 20 anos de experiência em operadores logísticos, tendo trabalhado em empresas como CEVA, Luft, FM Logistic e Sequoia. Iniciou sua carreira na área de projetos, migrou para operações e posteriormente para áreas comerciais e de negócios, onde atuou nos últimos oito anos.

Brink’s

A Brink’s Brasil anuncia Roberto Martins como seu novo Diretor Presidente no Brasil. Com passagem pela Brink’s Singapura atuando como GM (General Manager) e pela GardaWorld no Canadá como COO (Chief Operating Officer), o executivo retorna ao Brasil com a missão de ampliar as operações da Brink’s em duas frentes principais: soluções ao varejo e transporte de cargas de alto valor. Entre 1992 e 2023, Roberto esteve envolvido em diversos projetos estratégicos da Brink’s no Brasil e em Singapura. Enquanto atuava no Brasil, liderou o desenvolvimento de serviços de gestão para redes de caixas eletrônicos em toda a América Latina, e a expansão das atividades para o setor de Mineração, Farmacêutico e Eletrônicos, entre outros. Administrador de empresas, com MBA pela Fundação Getúlio Vargas, Martins também é membro da Open Mind Brazil, iniciativa que reúne cerca de 800 executivos C-Level em todo o país, e que promove o desenvolvimento e discussão de práticas empresariais para fortalecimento de networking.

Gobrax

A Gobrax, empresa que se posiciona na vanguarda do setor com soluções pioneiras voltadas à redução de custos com diesel e à eficiência operacional para transportadoras, nomeou Ronaldo Lemes como o novo Diretor de After Sales. O cargo é fundamental para aprimorar a experiência do cliente e enriquecer o relacionamento pós-venda. Com carreira de 27 anos no setor de transportes, Lemes já passou por todos os cargos operacionais de uma transportadora até ascender a papéis de liderança, culminando em sua posição atual na diretoria da Gobrax. Formado em Administração de Empresas pela UniBrasil, com pós-graduação em Transporte e Logística pela PUC-PR e um PAEX em Desenvolvimento Executivo pela Fundação Dom Cabral, Lemes possui conhecimento profundo das nuances operacionais do transporte. Sua experiência abrange desde operações básicas até gestão estratégica em grandes corporações, como a Ritmo Logística e a Transportadora Sulista, onde atuou por muitos anos antes de se juntar à Gobrax.

Librelato

A Librelato apresenta Adalgisa da Rosa Porto como sua Diretora Corporativa de Gestão de Pessoas. Além disso, a executiva será responsável por esse setor em todas as outras marcas pertencentes à holding Librepar. Com 35 anos de trajetória abrangente, Adalgisa acumulou vasta experiência ao atuar na indústria metalmecânica, agroindústria e setor de Serviços/Vendor Finance (Banco). Durante sua carreira, contribuiu com projetos de construção e expansão de fábrica e voltados para o desenvolvimento de pessoas. Totaliza mais de duas décadas dedicadas à área de Recursos Humanos de empresas como Mitsubishi Motors do Brasil, John Deere, De Lage Landen e Vibra. Adalgisa é bacharel em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo e mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu currículo inclui especializações em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Luterana do Brasil e em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos. A profissional também participou do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros, da Fundação Dom Cabral. 

ANFIR

A ANFIR – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários deu posse dos Conselhos de Administração e Fiscal para o período 2024-2027. “O novo time chega com a responsabilidade de seguir atendendo as demandas do setor e ampliando as conquistas em favor de nossa indústria”, diz José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR. O Conselho de Administração para o período 2024 a 2027 é formado por José Carlos Vidoti (Facchini), Rose Ghellery (Fibrasil), Junior Alves (Guerra), Betina Borchardt (HC Hornburg), David Costa (Ibiporã), José Carlos Spricigo (Librelato), Leonardo Linshalm Kôhler (Linshalm), Lauro Pastre Junior (Pastre), Sandro Trentin (Randon), Leonardo Toigo Rossetti (Rossetti), Vagner Gomes (Sergomel) e Alcides Geraldes Braga (Truckvan). Integram o Conselho Fiscal Luís Vicentim (EGSA), Kimio Mori (Manos), Celso Wegener (Palmeira) e Pedro Lamha Braz (São Pedro), como suplente.