O Brasil desempenha um papel essencial na economia global, especialmente no comércio de grãos, petróleo e metais. A vasta produção agrícola do país torna-o um fornecedor essencial de cereais, garantindo a segurança alimentar dos países que dependem dessas importações. Estas exportações promovem coletivamente o crescimento econômico e o desenvolvimento no Brasil, solidificando ainda mais a sua posição como um ator-chave no comércio internacional. Como facilitadores do comércio, e líder mundial de serviços de reboque e marítimos, a Svitzer está empenhada em apoiar este crescimento, investindo em rebocadores adicionais para a sua frota brasileira
Os três rebocadores atualmente em construção fazem parte da série 2300 Rampart e têm uma velocidade máxima de 13 nós, comprimento total de 23,2 metros e um bollard pull de >70 toneladas. As três embarcações serão equipadas com equipamentos de combate a incêndios (Fifi-1). Estas características aumentarão a capacidade da Svitzer de apoiar a crescente demanda de vários portos brasileiros, garantindo serviços seguros, confiáveis e eficientes aos clientes.
Arjen van Dijk, Presidente da Svitzer para as Américas, enfatizou a importância estratégica deste investimento: “O novo programa de construção da Svitzer no Brasil reforça nosso compromisso contínuo de atender às necessidades em evolução dos nossos clientes neste importante mercado. Esses rebocadores são projetados para lidar com a crescente complexidade e volume das operações marítimas do Brasil e aumentarão nossa capacidade operacional em vários portos brasileiros. Isto não só reforça a nossa oferta de serviços, mas também se alinha com o nosso objetivo mais amplo em apoiar o crescimento econômico e o desenvolvimento de infraestrutura do Brasil.”
Daniel Reedtz Cohen, Presidente da Svitzer Brasil, destacou as oportunidades de crescimento contínuo na região: “A economia brasileira registrou um crescimento significativo nos setores de energia verde e das exportações agrícolas e ocupa uma posição-chave no abastecimento mundial de energia e alimentos. Além disso, o crescente mercado de exportação de matérias-primas, como os metais e o petróleo, demonstra o potencial econômico do país. Com o aumento do número de portos e novos terminais em construção, a expansão da nossa frota com estes rebocadores reflete a nossa dedicação em apoiar as necessidades em evolução dos portos brasileiros. Vemos oportunidades contínuas de crescimento no país, e este investimento nos posiciona na vanguarda para continuar a responder de forma eficaz às novas necessidades”
O Estaleiro Rio Maguari – líder de mercado na indústria naval brasileira sediado em Belém – é mais uma vez o parceiro escolhido para a construção destes novos rebocadores e reforça ainda mais o compromisso da Svitzer em estimular a economia local e a geração de empregos no setor. Esta colaboração garante que os novos navios serão construídos de acordo com os mais altos padrões, prontos para enfrentar os desafios da dinâmica indústria marítima brasileira.